Review: Edifier Hecate G1500 Bar oferece qualidade de som até para não gamers

Soundbar de 5W é dedicada aos jogadores, mas funcional para o dia a dia, e traz sistema 7.1 integrado que dá clareza e definição inclusive nos graves

A Hecate, linha de produtos gamer da Edifier, lançou uma soundbar direcionada ao público dos jogos. Ainda assim, pode se tratar de uma boa compra mesmo para quem não é adepto ao segmento — caso deste que vos escreve. Trata-se da Hecate G1500 Bar, à venda no site da Edifier por R$ 299.

A análise a seguir, inclusive, não terá direcionamento para o público gamer. Os testes foram todos realizados com música ou, no caso de microfone, situações do dia a dia.

- Advertisement -

Som é o diferencial

O que faz a Hecate G1500 Bar ser tão interessante é o sistema de som surround 7.1 integrado — virtual, via software. É simulado, até porque não há como ter, de fato, sete alto-falantes e um subwoofer em uma soundbar de tais dimensões. Ainda assim, funciona muito bem.

dois alto-falantes e dois radiadores passivos para graves na G1500 Bar. Isso deixa a baixa frequência mais forte. Para os gamers, a promessa é que, em jogos de tiro, fica muito mais fácil identificar os passos de seus “inimigos” por meio do barulho que fazem. Já na música — onde o produto foi de fato testado —, é possível notar como o som fica cristalino e sentir os graves com bastante definição, bem mais do que em caixas de som convencionais para desktop.

Cabe enfatizar, no entanto, que a potência não é alta — até porque enormes volumes não é o objetivo deste produto. São 5W RMS (2,5W + 2,5W) com resposta de frequência 120Hz – 20KHz. No uso do dia a dia, o volume em 80% é mais do que o suficiente. Como ponto positivo, o som não distorce mesmo quando colocado em 100%.

Ciente de que o produto não será usado apenas por gamers, a Edifier Hecate disponibilizou modos de efeito sonoro para jogos, música e filme. É possível ajustar diretamente em um dos botões (“G”) na parte frontal da soundbar. Já o software Hecate Gaming Center pode ser instalado de forma complementar — ou seja, não é obrigatório para fazer funcionar — para controlar equalização e outras configurações.

Conexão, visual e controles

A Hecate G1500 Bar apresenta conexão de modo duplo: USB de linha única e Bluetooth 5.3. Como não dispõe de bateria, ainda é necessário que a soundbar esteja conectada a uma fonte de energia. Nada, porém, que comprometa sua usabilidade — ao menos no caso de quem vos escreve.

O design todo na cor preta é moderno e conta com um LED vertical para dar charme extra. As medidas são compactas: 6,5cm de altura, 41cm de largura e 6,5cm de profundidade.

De uso bastante simples, o produto traz em sua frente botões de volume (aumentar ou diminuir), ligar/desligar, alternar entre modo USB e Bluetooth e o já mencionado botão “G”, que alterna entre os modos de jogos, música e filme.

Na parte de trás, há uma entrada para fone de ouvido e outra para microfone (inclusive, o pacote acompanha um mic omnidirecionavel removível). Residem aí um grande acerto e um dos poucos pontos fracos. Como acerto, a interface praticamente reproduz uma placa de som, não precisando acessar o gabinete a todo momento só para plugar fone quando é o caso. Infelizmente, porém, o som do microfone, embora livre de ruídos, é de baixa qualidade mesmo para tarefas diárias.

Saldo final

Por não ter concorrentes oferecendo as mesmas funcionalidades em tal faixa de preço —soundbars gamers similares ou são mais caras, ou não trazem especificações similares —, a Hecate G1500 Bar se mostra um produto de custo-benefício muito bom. Embora seja mais recomendado para o público dos jogos, pode ser bastante útil para quem busca qualidade — e não potência — de áudio no uso em tarefas diárias.

Como já destacado, não é perfeito. A baixa qualidade do som captado pelo microfone deve ser considerada por quem pretende utilizar a funcionalidade de modo mais assíduo. Além disso, a ausência de bateria pode limitar o uso a depender de sua intenção.

Ainda assim, faz valer o investimento por oferecer, especialmente, alta qualidade de som por um valor mais baixo do que muitos de seus produtos concorrentes. Uma ou outra especificação pode não corresponder às expectativas por completo, mas todo produto Edifier avaliado até aqui agrada bastante no principal: o som. Não é diferente com a Hecate G1500 Bar.

*A Hecate G1500 Bar está à venda no site da Edifier por R$ 299.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioResenhasReviews de produtosReview: Edifier Hecate G1500 Bar oferece qualidade de som até para não...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

2 COMENTÁRIOS

    • Fica baixo na TV, é ideal para computador mesmo ou para usar como placa de som de console. A potência de som de uma Smart TV costuma girar em torno de 60W, muito maior do que essa soundbar.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades