Há 28 anos, o Angra lançava “Holy Land”; veja outros fatos da música em 23 de março

Data marca também os lançamentos do primeiro álbum de Elvis Presley e “Virtual XI”, criticado disco do Iron Maiden

Há 28 anos, em 23 de março de 1996, o Angra lançava Holy Land, seu 2º disco de estúdio. Conceitual, o álbum aborda o descobrimento do Brasil. Por isso, mistura influências de nossa música nativa com arranjos do erudito europeu. “Make Believe” ganhou videoclipe.

Confira outros acontecimentos no mundo da música, especialmente no rock, no dia 23 de março de outros anos:

- Advertisement -

-> Há 68 anos, em 23 de março de 1956, Elvis Presley lançava “Elvis Presley”, seu disco de estreia. Com hits do porte de “Blue Suede Shoes”, “Tutti Frutti” e “Blue Moon”, foi o primeiro álbum de rock and roll a chegar ao topo das paradas dos Estados Unidos.

-> Há 26 anos, em 23 de março de 1998, o Iron Maiden lançava “Virtual XI”, seu 11º disco de estúdio. Último com o vocalista Blaze Bayley, aumentou a aposta da banda em uma sonoridade mais progressiva. Os singles foram “The Angel and the Gambler” e “Futureal”.

-> Há 35 anos, em 23 de março de 1989, o Ramones lançava “Brain Drain”, seu 11º disco de estúdio. Foi o último da banda com o baixista Dee Dee Ramone. “Pet Sematary”, “I Believe In Miracles” e “Merry Christmas (I Don’t Want to Fight Tonight)” saíram como singles.

-> Há 45 anos, em 23 de março de 1979, o Van Halen lançava “Van Halen II”, seu 2º disco de estúdio. Não teve o mesmo impacto do primeiro álbum, mas fez bastante sucesso, no embalo de singles como “Dance the Night Away” e “Beautiful Girls”.

-> Há 48 anos, 23 de março de 1976, o Judas Priest lançava “Sad Wings of Destiny”, seu 2º disco de estúdio. Único com o baterista Alan Moore, não registrou boas vendas. “Victim of Changes” e “The Ripper” estão entre os destaques.

-> Hoje, Damon Albarn faz 56 anos. O vocalista, que nasceu em 23 de março de 1968, se destacou pelo trabalho com o Blur, uma das bandas de destaque do britpop. Além disso, foi um dos criadores do Gorillaz com o ilustrador Jamie Hewlett.

-> Hoje, Abe Laboriel Jr. faz 53 anos. O baterista, que nasceu em em 23 de março de 1971 e veio de uma família de músicos, entrou para banda solo de Paul McCartney em 2001. Tocou ainda com Eric Clapton, Duran Duran, Doyle Bramhall II, Ringo Starr, entre outros.

-> Há 20 anos, em 23 de março de 2004, Eric Clapton lançava “Me and Mr. Johnson”, seu 15º disco de estúdio. Traz versões para músicas do lendário bluesman Robert Johnson. Vendeu mais de 2 milhões de cópias em todo o mundo.

Leia também:  Gene Simmons opina por que Trump acabará voltando à presidência dos EUA

-> Há 20 anos, em 23 de março de 2004, o Guns N’ Roses lançava a coletânea “Greatest Hits”. Foi divulgada após problemas com a gravadora Geffen pelo atraso de “Chinese Democracy”. Traz a versão de “Sympathy for the Devil” (Rolling Stones) feita para o filme “Entrevista com o Vampiro”.

-> Há 41 anos, em 23 de março de 1983, o ZZ Top lançava “Eliminator”, seu 8º disco de estúdio. É o álbum de maior sucesso da carreira da banda, com músicas como “Sharp Dressed Man”, “Gimme All Your Lovin’”, “Got Me Under Pressure” e “Legs”.

-> Há 46 anos, em 23 de março de 1978, Bob Marley & The Wailers lançavam “Kaya”, seu 10º disco de estúdio. Aproveitando faixas que não entraram no trabalho anterior, “Exodus” (1977), o álbum emplacou músicas como “Is This Love” e “Sun is Shining”.

-> Hoje, Chaka Khan faz 71 anos. A “rainha do funk”, que nasceu em em 23 de março de 1953, começou a carreira ainda nos anos 1970, liderando a banda Rufus, antes de seguir carreira solo. Vencedora de 10 Grammys, colaborou ainda com Ray Charles, Robert Palmer, Mary J. Blige, entre outros.

-> Há 80 anos, em 23 de março de 1944, nascia Ric Ocasek. O vocalista do The Cars morreu em 15 de setembro de 2019, aos 75 anos, de problemas cardíacos. Além dos trabalhos com sua banda principal, lançou álbuns solo e atuou como produtor musical.

-> Há 12 anos, em 23 de março de 2012, o H.E.A.T. lançava “Address the Nation”, seu 3º disco de estúdio. Marcou a estreia do vocalista Erik Grönwall. É considerado por muitos fãs como um dos melhores trabalhos da banda.

-> Há 44 anos, em 23 de março de 1980, o Journey lançava “Departure”, seu 6º disco de estúdio. Foi o último a contar integralmente com o tecladista Gregg Rolie, que seria substituído por Jonathan Cain. “Any Way You Want It” foi o principal single.

-> Há 82 anos, em 23 de março de 1942, nascia Jimmy Miller. O produtor morreu em 22 de outubro de 1994, aos 52 anos, de problemas no fígado. Ficou conhecido por ter gravado alguns dos maiores clássicos dos Rolling Stones, além de trabalhos do Motörhead, Traffic e mais.

-> Há 14 anos, em 23 de março de 2010, Joe Bonamassa lançava “Black Rock”, seu 8º disco de estúdio. É composto por covers de clássicos do blues, além de cinco autorais do guitarrista. O lendário B.B. King participa de “Night Life”, original de Willie Nelson.

Leia também:  Slipknot faz 1º show com novo baterista — e se isso aqui não é Eloy Casagrande…

-> Há 20 anos, em 23 de março de 2004, o Clutch lançava “Blast Tyrant”, seu 6º disco de estúdio. Relançado em 2011, o álbum teve como single a música “The Mob Goes Wild”, cujo clipe foi criado e dirigido por Ryan Dunn, do grupo de comédia Jackass.

-> Há 6 anos, em 23 de março de 2018, o W.E.T. lançava “Earthrage”, seu 3º disco de estúdio. O supergrupo manteve a parceria entre Jeff Scott Soto, Erik Mårtensson e Robert Säll, com a sonoridade AOR/melodic hard rock como pricipal guia.

-> Há 36 anos, em 23 de março de 1988, o Fates Warning lançava “No Exit”, seu 4º disco de estúdio. O álbum marcou a estreia do vocalista Ray Alder, bem como a despedida do baterista Steve Zimmerman. “Silent Cries”, “Anarchy Divine” e “Quietus” foram os singles.

-> Há 51 anos, em 23 de março de 1973, o Roxy Music lançava “For Your Pleasure”, seu 2º disco de estúdio. Foi o último da banda com Brian Eno, o responsável pelos sintetizadores e outras programações sonoras. A música “Do the Strand” saiu como single.

-> Há 10 anos, em 23 de março de 2014, o Wolfmother lançava “New Crown”, seu 3º disco de estúdio. Foi produzido inicialmente como um projeto solo do frontman Andrew Stockdale e lançado primeiro em formato digital, via download, antes de sair em formato físico.

-> Há 6 anos, em 23 de março de 2018, começava a 7ª edição do Lollapalooza Brasil, em São Paulo. O line-up trouxe bandas como Red Hot Chili Peppers, Pearl Jam, The Killers, Liam Gallagher, Royal Blood, Volbeat e Imagine Dragons, entre outros.

-> Há 6 anos, em 23 de março de 2018, Jack White lançava o álbum “Boarding House Reach”.

-> Há 25 anos, em 23 de março de 1999, Sammy Hagar and the Waboritas lançavam o álbum “Red Voodoo”.

-> Há 42 anos, em 23 de março de 1982, Rick Springfield lançava o álbum “Success Hasn’t Spoiled Me Yet”.

-> Há 17 anos, em 23 de março de 2007, o Pink Cream 69 lançava o álbum “In10sity”.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioHoje na músicaHá 28 anos, o Angra lançava “Holy Land”; veja outros fatos da...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades