Após criar muita expectativa, o Pearl Jam confirmou o lançamento de seu novo álbum de estúdio. “Dark Matter” chega ao público no dia 19 de abril, por meio da gravadora Monkeywrench Records / Republic Records.
Ao todo, serão onze músicas, produzidas por Andrew Watt – que já trabalhou com Ozzy Osbourne, Elton John, Iggy Pop, Rolling Stones, entre outros nomes. A faixa-título saiu como primeiro single e já está disponível nas plataformas digitais. Ouça clicando aqui.
Conforme comunicado, a criação do sucessor de “Gigaton” (2020) aconteceu de início no Shangri-La Studios, em Malibu, nos Estados Unidos. A nota diz que “Dark Matter” “concentra o espírito compartilhado pelos confidentes criativos e irmãos ao longo da vida, tocando juntos em um cômodo como se suas próprias vidas dependessem disso”.
A capa traz uma pintura de Alexandr Gnezdilov, idealizada através de um caleidoscópio. Para criar o efeito perolado do título, cada letra foi manuscrita com uma espécie de lanterna especial.
Sonoridade do disco
No fim de janeiro, veículos de imprensa do exterior revelaram que o Pearl Jam promoveu um evento de audição do trabalho. Somente convidados foram autorizados a entrar.
O local foi a casa noturna Troubador em West Hollywood, nos Estados Unidos. De acordo com a Spin, três integrantes do grupo compareceram: o vocalista Eddie Vedder, o guitarrista Mike McCready e o baixista Jeff Ament. O produtor do disco, Andrew Watt, também esteve no local.
Confira abaixo uma descrição do material, feita pela Spin:
“O álbum apresenta várias canções rocker intensas que mostram a bateria sempre poderosa de Matt Cameron e a elegância do guitarrista Mike McCready, cujos solos são mais proeminentes aqui do que em ‘Gigaton’ (2020). Um deles tem um refrão especialmente feito sob medida para cantar e levantar os punhos.
Algumas músicas remetem ao som vibrante e com sabor acústico do falecido Tom Petty, enquanto outra tem a sensação galopante e desequilibrada de músicas anteriores do Pearl Jam, como ‘Parachutes’ e ‘All That Yesterdays’. Tematicamente, Vedder está escrevendo sobre a conexão humana (ou a falta dela), envelhecimento, paternidade e o estado do mundo. ‘Ainda estamos procurando maneiras de nos comunicar’, disse ele.
Talvez a música com o toque mais ‘clássico’ do Pearl Jam tenha sido conceituada enquanto Vedder e Watt trabalhavam em outra coisa, mas essa história terá que esperar por enquanto.”
Pearl Jam – “Dark Matter”
- Scared Of Fear
- React, Respond
- Wreckage
- Dark Matter
- Won’t Tell
- Upper Hand
- Waiting For Stevie
- Running
- Something Special
- Got To Give
- Setting Sun
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.