O primeiro álbum do Foo Fighters era, basicamente, um trabalho solo de Dave Grohl. Porém, na hora de levar o projeto aos palcos, seria preciso montar uma banda.
Um dos escolhidos foi o guitarrista Pat Smear, que já vinha acompanhando o Nirvana em seus últimos shows – incluindo a gravação do “MTV Unplugged”. Mas o baixista Krist Novoselic não apareceu.
Seu instrumento é até hoje comandado por Nate Mendel, único outro membro do grupo de forma ininterrupta – Pat chegou a sair por um período e depois regressou em definitivo.
Em entrevista de 1995 à Rolling Stone (via Tenho Mais Discos Que Amigos), o frontman da empreitada não escapou de ter que responder sobre o colega ausente.
Alguns poderiam pensar que a parceria não se repetiu por ter sido óbvia demais, além de fazer alusão inevitável à ocupação anterior de ambos. Mas a possibilidade realmente foi discutida, de acordo com Dave.
“Chegamos a conversar sobre a possibilidade. Simplesmente não aconteceu. Para Krist e eu, teria sido muito natural e ótimo. Mas para todos os outros, ficaria estranho e teria me deixado em uma posição muito ruim. Eu realmente estaria sob um microscópio.”
Mesmo assim, Grohl garantiu que a conexão entre ambos não cessou no período entre o trágico desfecho do Nirvana e o início da nova fase.
“Krist e eu mantivemos contato, nos reuníamos e conversávamos para ter certeza de que estávamos bem. Eventualmente, muito lentamente, as coisas voltaram a um ritmo mais normal. Tudo mudou e vai demorar muito para nos acostumarmos com isso.”
Dave Grohl e Krist Novoselic
Dave e Krist se encontrariam novamente nos palcos em momentos especiais. Os de maior destaque aconteceram em 2012 e 2014. No primeiro, os remanescentes do Nirvana se apresentaram junto a Paul McCartney tocando a composição “Cut Me Some Slack”, gravada em estúdio pela parceria.
Já o segundo foi durante a indução da banda ao Rock and Roll Hall of Fame. Na cerimônia, o grupo tocou com Joan Jett, Kim Gordon, St. Vincent e Lorde assumindo a posição de Kurt Cobain.
Recentemente, a dupla se reuniu para algumas entrevistas promocionais sobre a edição de 30 anos de “In Utero”, último álbum de estúdio da carreira da banda que os consagrou.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.