Holograma de Chico Science feito com IA abre Carnaval do Recife

Músico é um dos homenageados dos festejos em 2024, junto da artista cirandeira Lia de Itamaracá

Realizada na última quinta-feira, a abertura do Carnaval do Recife contou com uma celebração a Chico Science. Falecido em 1997, o líder da Nação Zumbi e principal responsável pela popularização nacional do movimento manguebeat apareceu em um holograma feito por IA.

Francisco de Assis França é um dos homenageados dos festejos em 2024 na capital pernambucana. A outra personalidade celebrada é a compositora, dançarina e cantora Lia de Itamaracá. Considerada a cirandeira mais conhecida do Brasil, ela completou 80 anos no último dia 12 de janeiro.

- Advertisement -

A música escolhida para a performance foi “A Praieira”. Registros amadores feitos pelo público podem ser conferidos nas postagens abaixo do X/Twitter.

A noite ainda contou com a apresentação de “Recife Cidade do Mangue”, conduzida por Louise França, única filha do artista. Também participaram Céu, Isadora Melo, Ylana, Jorge du Peixe, Maciel Salu, Toca Ogan e Nailson Vieira.

Leia também:  Até Tony Martin era alvo das pegadinhas de Tony Iommi; conheça uma delas

Em declaração ao Terra, Louise disse:

“Tudo isso é por ele e para ele, que tenho orgulho de chamar de pai. Essa festa é a cara de Chico Science. Estou muito honrada e feliz.”

O holograma feito por IA

Em repercussão do jornal O Globo, o repórter de cultura do Jornal do Commercio, Emannuel Bento, explicou o feito através de suas redes sociais.

“Com o uso de inteligência artificial, a voz do cantor foi reconstruída através de arquivos de áudio. O vídeo foi captado por um ator, mas o rosto também foi construído a partir de fotos de arquivo.”

A morte de Chico Science

Chico Science morreu no dia 2 de fevereiro de 1997, aos 30 anos. Em uma triste coincidência, o artista estava justamente se deslocando entre as cidades de Recife e Olinda, planejando uma apresentação da Nação Zumbi no carnaval pernambucano.

Leia também:  A cultuada música dos Beatles em “Abbey Road” que Paul McCartney admite cópia

Por volta das 18h30, o carro que dirigia foi fechado por outro veículo, fazendo-o colidir com um poste de iluminação. Minutos depois, um ônibus passou e um policial militar que estava no veículo socorreu Chico, que apresentava múltiplas fraturas no rosto e tórax. Ele chegou ao hospital já sem vida.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasHolograma de Chico Science feito com IA abre Carnaval do Recife
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades