Nergal (Behemoth) comemora vídeo de empurrão no padre Marcelo Rossi

“Essa é a forma de lidar com os padres, meninas”, escreveu o vocalista e guitarrista ao compartilhar o registro de 2019

Não é segredo que Adam “Nergal” Danski, líder do Behemoth, tem suas críticas contra o catolicismo. Como já é de conhecimento, durante um show em 2007 na Polônia, o vocalista e guitarrista da banda polonesa de blackened death metal chegou a rasgar uma bíblia em cima do palco e chamar a igreja de “seita criminosa” — o que até o levou ao tribunal. 

­

- Advertisement -

Recentemente, o artista demonstrou novamente seu desafeto pela religião. Nas redes sociais (via Tenho Mais Discos Que Amigos), ele compartilhou um vídeo de 2019 em que o padre brasileiro Marcelo Rossi é empurrado de um altar por uma mulher. Ao fundo, o artista colocou a música “Kill the Christian” (em tradução livre, “Mate o Cristão”), da banda Deicide.

Na legenda, escreveu:

“Assistindo repetidamente! Essa é a forma de lidar com os padres, senhoras.”

À época do ocorrido, o registro ganhou ampla repercussão. Na ocasião, o sacerdote participava da missa de encerramento do acampamento “Por Hoje Não” no interior de São Paulo quando recebeu a agressão e caiu de aproximadamente dois metros de altura. Ele não teve nenhum ferimento grave, mas, diante do susto, começou uma rotina intensa de exercícios e mudou seu estilo de vida.

Behemoth e a doação para Unicef recusada

Em agosto do ano passado, o Behemoth esteve envolvido em outra polêmica. A banda tentou ajudar crianças carentes com uma doação, mas a Unicef Polônia e o programa Company With Heart rejeitaram abertamente a oferta monetária.

A explicação foi enviada em uma resposta por e-mail aos organizadores da loja virtual do grupo. De acordo com os representantes, a mensagem da música e a representação visual dos artistas não condizem com os valores das instituições.

Como explicado pelo Loudwire, tudo começou em julho, quando o grupo colocou à venda ursinhos de pelúcia, garantindo que os lucros seriam revertidos a uma instituição de caridade infantil. O mimo, todo na cor preta, apresenta um X sobre os olhos e a insígnia do Behemoth estampada na barriga com uma etiqueta que diz “100% satânico”. Os primeiros 50 esgotaram quase imediatamente, com outro lote sendo lançado poucas semanas mais tarde.

Atualizando os fãs sobre a iniciativa, a banda lamentou que a doação tenha sido recusada pelo programa Company With Heart da Unicef Polônia. A loja virtual postou uma captura de tela e a tradução do e-mail de resposta, que afirma:

“Muito obrigado pelo seu interesse na nossa organização e pela sua vontade de aderir ao programa Company With Heart. De acordo com o regulamento, cada entidade candidata à participação está sujeita à verificação quanto aos riscos potenciais relacionados ao estabelecimento da cooperação. Infelizmente, gostaríamos de informar que, devido à natureza das mensagens que acompanham os produtos que vocês vendem, não podemos qualificá-lo para participar deste programa específico.”

A webstore respondeu:

“Que vergonha, @unicef @unicefpolska. Estamos totalmente sem palavras. Vocês REALMENTE querem ajudar as crianças? Felizmente, existem algumas outras fundações que aceitarão o dinheiro. Legiões, vocês podem sugerir alguma?”

A banda prometeu buscar uma alternativa para destinar a renda. Pouco depois, encontrou o Szpital Dziecięcy Polanki, hospital infantil de Gdansk. A quantia corresponde a 10 mil złoty, a moeda local – equivalente a R$ 12.038,65. De acordo com o site oficial, o hospital é especializado no diagnóstico e tratamento, com ênfase em doenças imunológicas, pulmonares e alérgicas.

Sobre o Behemoth

Fundado em 1991, o Behemoth é uma das bandas mais bem-sucedidas das últimas décadas na cena metálica extrema. Na mesma proporção do sucesso, estão as polêmicas em que o frontman Nergal se envolve por conta de sua postura crítica às religiões organizadas – o que só se agrava pelo fato de a Polônia, terra natal do grupo, ser um país onde a igreja católica possui forte influência política e social.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

Leia também:  A condição de Zakk Wylde para gravar músicas novas com o Pantera
ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasNergal (Behemoth) comemora vídeo de empurrão no padre Marcelo Rossi
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades