Nergal (Behemoth) comemora vídeo de empurrão no padre Marcelo Rossi

“Essa é a forma de lidar com os padres, meninas”, escreveu o vocalista e guitarrista ao compartilhar o registro de 2019

Não é segredo que Adam “Nergal” Danski, líder do Behemoth, tem suas críticas contra o catolicismo. Como já é de conhecimento, durante um show em 2007 na Polônia, o vocalista e guitarrista da banda polonesa de blackened death metal chegou a rasgar uma bíblia em cima do palco e chamar a igreja de “seita criminosa” — o que até o levou ao tribunal. 

­

- Advertisement -

Recentemente, o artista demonstrou novamente seu desafeto pela religião. Nas redes sociais (via Tenho Mais Discos Que Amigos), ele compartilhou um vídeo de 2019 em que o padre brasileiro Marcelo Rossi é empurrado de um altar por uma mulher. Ao fundo, o artista colocou a música “Kill the Christian” (em tradução livre, “Mate o Cristão”), da banda Deicide.

Na legenda, escreveu:

“Assistindo repetidamente! Essa é a forma de lidar com os padres, senhoras.”

À época do ocorrido, o registro ganhou ampla repercussão. Na ocasião, o sacerdote participava da missa de encerramento do acampamento “Por Hoje Não” no interior de São Paulo quando recebeu a agressão e caiu de aproximadamente dois metros de altura. Ele não teve nenhum ferimento grave, mas, diante do susto, começou uma rotina intensa de exercícios e mudou seu estilo de vida.

Behemoth e a doação para Unicef recusada

Em agosto do ano passado, o Behemoth esteve envolvido em outra polêmica. A banda tentou ajudar crianças carentes com uma doação, mas a Unicef Polônia e o programa Company With Heart rejeitaram abertamente a oferta monetária.

A explicação foi enviada em uma resposta por e-mail aos organizadores da loja virtual do grupo. De acordo com os representantes, a mensagem da música e a representação visual dos artistas não condizem com os valores das instituições.

Como explicado pelo Loudwire, tudo começou em julho, quando o grupo colocou à venda ursinhos de pelúcia, garantindo que os lucros seriam revertidos a uma instituição de caridade infantil. O mimo, todo na cor preta, apresenta um X sobre os olhos e a insígnia do Behemoth estampada na barriga com uma etiqueta que diz “100% satânico”. Os primeiros 50 esgotaram quase imediatamente, com outro lote sendo lançado poucas semanas mais tarde.

Atualizando os fãs sobre a iniciativa, a banda lamentou que a doação tenha sido recusada pelo programa Company With Heart da Unicef Polônia. A loja virtual postou uma captura de tela e a tradução do e-mail de resposta, que afirma:

“Muito obrigado pelo seu interesse na nossa organização e pela sua vontade de aderir ao programa Company With Heart. De acordo com o regulamento, cada entidade candidata à participação está sujeita à verificação quanto aos riscos potenciais relacionados ao estabelecimento da cooperação. Infelizmente, gostaríamos de informar que, devido à natureza das mensagens que acompanham os produtos que vocês vendem, não podemos qualificá-lo para participar deste programa específico.”

A webstore respondeu:

“Que vergonha, @unicef @unicefpolska. Estamos totalmente sem palavras. Vocês REALMENTE querem ajudar as crianças? Felizmente, existem algumas outras fundações que aceitarão o dinheiro. Legiões, vocês podem sugerir alguma?”

A banda prometeu buscar uma alternativa para destinar a renda. Pouco depois, encontrou o Szpital Dziecięcy Polanki, hospital infantil de Gdansk. A quantia corresponde a 10 mil złoty, a moeda local – equivalente a R$ 12.038,65. De acordo com o site oficial, o hospital é especializado no diagnóstico e tratamento, com ênfase em doenças imunológicas, pulmonares e alérgicas.

Sobre o Behemoth

Fundado em 1991, o Behemoth é uma das bandas mais bem-sucedidas das últimas décadas na cena metálica extrema. Na mesma proporção do sucesso, estão as polêmicas em que o frontman Nergal se envolve por conta de sua postura crítica às religiões organizadas – o que só se agrava pelo fato de a Polônia, terra natal do grupo, ser um país onde a igreja católica possui forte influência política e social.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

Leia também:  Fafá de Belém critica Rock in Rio por não incluir artistas do Norte em seu lineup
ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasNergal (Behemoth) comemora vídeo de empurrão no padre Marcelo Rossi
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades