A melhor música do Metallica na opinião de Dave Grohl

Faixa-título do terceiro álbum da banda fez o líder do Foo Fighters ampliar parâmetros sonoros

Quando a revista Q questionou Dave Grohl sobre suas músicas preferidas dentro do heavy metal, no início do século, não dava para imaginar que o Metallica ficaria de fora, certo?

­

- Advertisement -

Pois não ficou mesmo. Conforme resgate do fansite Fooarchive, o líder do Foo Fighters incluiu a banda na playlist.

E a escolha, embora óbvia, é bastante coerente. A opção foi por “Master of Puppets”, faixa-título do terceiro álbum do grupo, lançado em 1986.

Ele disse:

“Comprei o disco pelo correio de algum catálogo baseado apenas na descrição do álbum. Dizia ‘thrash metal’, expressão que eu nunca tinha ouvido antes. Chegou e eu não pude acreditar. Eu tinha ouvido Motörhead e um pouco de punk, mas não uma banda tão rápida e forte quanto o Metallica.”

Metallica e “Master of Puppets”

Desde 2022 “Master of Puppets” vem experimentando um revival de popularidade. Tudo começou com sua inclusão na season finale da 4ª temporada da série “Stranger Things”. Como resultado, entrou em paradas de todo o planeta, além de se tornar uma das mais ouvidas nas plataformas digitais.

Foi o último disco a contar com o baixista Cliff Burton. Ele morreria em um acidente com o tour bus durante viagem pela Suécia, dia 27 de setembro de 1986. Marcou história como o primeiro play de thrash metal a ganhar disco de platina. Vendeu mais de 12 milhões de cópias em todo o mundo.

Leia também:  O surpreendente maior artista da história na opinião de Bruce Dickinson

Também foi o primeiro álbum de heavy metal a ser escolhido pela Livraria do Congresso Norte-Americano para inclusão nos registros nacionais, baseado em seu valor artístico, histórico e cultural.

Sobre Dave Grohl

Nascido em Warren, Ohio, nos Estados Unidos, no dia 14 de janeiro de 1969, David Eric Grohl aprendeu a tocar ainda cedo, de forma autodidata. Na bateria, menciona influências iniciais como Neil Peart (Rush) e John Bonham (Led Zeppelin), mas seu gosto versátil por música – indo do rock alternativo ao thrash metal – marcou também seu trabalho profissional.

Iniciou carreira como baterista do Scream, banda de punk rock, ainda na década de 80. Em 1990, após a saída de Chad Channing, foi apresentado ao Nirvana por Buzz Osborne (Melvins) e acabou entrando para a banda. Com eles, se tornou mundialmente conhecido.

Tragicamente, o Nirvana chegou ao fim em 1994, após a morte de Kurt Cobain. Dave considerou abandonar a música, mas a usou de forma quase terapêutica para superar o luto ao gravar um disco inteiro sozinho. Tornou-se o primeiro álbum do Foo Fighters, banda que ganhou outros integrantes e também se tornou um fenômeno de popularidade.

Leia também:  Hammerfall anuncia novo álbum “Avenge the Fallen” e lança single

Além dos grupos dos quais fez parte oficialmente, Dave Grohl também se envolveu em diversos projetos paralelos. Ele tocou bateria com o Queens of the Stone Age e Tenacious D, além de ter montado o Probot, com ídolos do heavy metal, e o Them Crooked Vultures, unindo Josh Homme (QOTSA) e John Paul Jones (Led Zeppelin). Dividindo palco com nomes que vão de Tom Petty a Paul McCartney, Grohl se notabilizou como o “gente boa do rock”.

Fora seu trabalho como músico, Grohl explorou sua paixão pelo assunto por trás das câmeras. Ele dirigiu documentários musicais, incluindo “Sound City” (2013), “What Drives Us” (2021) e “Sonic Highways” (2014), este último lançado juntamente de um álbum.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA melhor música do Metallica na opinião de Dave Grohl
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades