Juiz aceita denúncia dos espólios de músicos da Jimi Hendrix Experience contra a Sony

Representantes do baixista Noel Redding e do baterista Mitch Mitchell buscam divisão justa pelos direitos dos discos do trio

Os espólios do baixista Noel Redding e do baterista Mitch Mitchell estão buscando um acordo com a Sony Music Entertainment. Os representantes dos interesses dos falecidos músicos almejam uma divisão dos direitos dos três álbuns de estúdio da The Jimi Hendrix Experience, comandada pelo guitarrista e vocalista americano.

De acordo com a agência de notícias Reuters, o pedido foi feito no Supremo Tribunal de Londres, Inglaterra, nesta segunda-feira (29). Não está descartada que a ação acabe se transformando em um processo.

- Advertisement -

As empresas Noel Redding Estate Ltd e Mitch Mitchell Estate Ltd já haviam acionado judicialmente a Sony em 2022. O pedido envolve uma declaração de que os artistas possuem uma parte dos direitos autorais de gravação do material criado pela banda.

O conglomerado midiático pleiteou para que o caso fosse arquivado. Segundo a Reuters, foi alegado que Redding e Mitchell assinaram um acordo, no início dos anos 1970, concordando em não processar o espólio de Hendrix ou qualquer gravadora que distribuísse os três álbuns.

O baixista recebeu US$ 100 mil em 1973 e o baterista US$ 247,5 mil no ano seguinte para retirar ações judiciais em Nova York. Os advogados da Sony entendem que isso oferece uma defesa completa para o novo caso em Londres.

Leia também:  Joey Jordison nasceu há 49 anos; veja outros fatos da música em 26 de abril

Porém, o juiz Michael Green decidiu que o mérito deve ir a julgamento, provavelmente em 2025. Lawrence Abramson, advogado da Keystone Law que representou os espólios, declarou:

“Ninguém está negando que Jimi Hendrix foi um dos, se não, o maior guitarrista de todos os tempos. Mas ele não fez suas gravações sozinho e elas não poderiam ter alcançado nenhum sucesso sem as contribuições de Noel e Mitch.”

The Jimi Hendrix Experience

O power trio existiu na segunda metade dos anos 1960, registrando os discos “Are You Experienced” (1967), “Axis: Bold As Love” (1967) e “Electric Ladyland”. A separação aconteceu na metade de 1969.

Um retorno chegou a ser ensaiado no ano seguinte, mas Noel foi deixado de lado em detrimento de Billy Cox, com quem Hendrix havia tocado no projeto Band of Gypsys. Porém, a volta não durou muito, já que Jimi faleceria em 18 de setembro de 1970, aos 25 anos de idade.

Sobre Noel Redding

Nascido em Folkestone, Inglaterra, Noel Redding começou tocando guitarra em bandas locais, como The Strangers, The Lonely Ones e The Loving Kind. Chegou a excursionar pela Escócia e Alemanha neste período.

Leia também:  Sebastian Bach revela a única coisa que impede sua volta ao Skid Row

Paralelamente ao trabalho com Hendrix, foi guitarrista e vocalista no Fat Mattress, que lançou dois discos e se desfez em 1970. Após gravar o único disco do Road, em 1972, fundou a Noel Redding Band, que também contava com o guitarrista Eric Bell, ex-Thin Lizzy.

Morreu dia 11 de maio de 2003, em decorrência de problemas crônicos de fígado.

Sobre Mitch Mitchell

Nascido em Ealing, Inglaterra, John Graham Mitchell experimentou o sucesso primeiramente como ator, tendo aparecido em produções televisivas infantis e estrelando o filme “Bottoms Up!”, de 1960.

A seguir, seguiu carreira musical como baterista de estúdio. Chegou a gravar e ensaiar com nomes como The Who e The Pretty Things. Em 1968, integrou o The Dirty Mac, banda que existiu apenas no show Rock And Roll Circus, dos Rolling Stones. John Lennon era vocalista e guitarrista base, Eric Clapton o guitarrista solo e Keith Richards o baixista.

Manteve uma carreira low profile nas décadas seguintes. Morreu no dia 12 de novembro de 2008, devido a problemas relacionados ao alcoolismo.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasJuiz aceita denúncia dos espólios de músicos da Jimi Hendrix Experience contra...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades