Nos meados de 2023, a internet presenciou uma improvável discussão online entre os guitarristas Nuno Bettencourt (Extreme) e Richard Fortus (Guns N’ Roses) — curiosamente, ambos com passagens pela banda de apoio de Rihanna. Na ocasião, o português exagerou na resposta ao colega, mas se desculpou e, hoje, admite que foi imaturo.
O assunto voltou a ser abordado durante entrevista de Nuno para a revista Classic Rock (via Guitar.com). O integrante do Extreme afirmou que se arrependeu assim que a postagem foi feita e reconheceu que exagerou na dose, menosprezando Fortus, que defendia o parceiro Slash, citado por Bettencourt em outra entrevista.
“Sou um cara passional, tive que aprender a respirar fundo, dar um passo atrás, reler. Não fiz isso. Não era exatamente sobre o próprio Slash, mas eu não coloquei as coisas da forma correta. Fiz um vídeo no dia seguinte dizendo que devo um pedido de desculpas a todos, que fui imaturo. Richard estava apenas protegendo seu amigo. Eu devo desculpas a ele. Gostaria de sentar com ele e tomar uma cerveja.”
A treta de Nuno Bettencourt e Richard Fortus
Tudo começou com uma entrevista do guitarrista português, onde ele falou sobre a diversidade musical de Rihanna e como um guitarrista típico de rock teria dificuldades com as variações sonoras. O problema é que ele usou Slash como um exemplo genérico, o que não pegou bem. Na ocasião, Bettencourt afirmou à rádio britânica Planet Rock:
“Slash é um dos maiores guitarristas de rock de todos os tempos, mas eu garanto – e ele seria o primeiro a reconhecer – que se precisar tocar uma introdução limpa para ‘Rude Boy’ de Rihanna, não aconteceria. Ele teria que lutar. Eu acredito que se eu não fosse tão diverso musicalmente e conhecido todo tipo de música quando era mais novo, não teria como estar nessa. E também ser aberto, ser um músico aberto no sentido de absorver tudo.”
Compartilhando a entrevista de Nuno, Richard Fortus fez um comentário. O músico tem total conhecimento de causa, já que também foi guitarrista de Rihanna e toca atualmente com Slash no Guns N’ Roses.
“Eu tenho que discordar respeitosamente. Nuno Bettencourt é um dos grandes, com certeza. No entanto, há muito pouco que Slash não poderia fazer na guitarra (se ele quisesse). Fiz turnê com Rihanna antes de Nuno e passei muito tempo tocando com Slash. Este trabalho não seria complicado para ele.”
A treta em si veio quando o guitarrista do Extreme resolveu rebater Fortus. Ele tratou de explicar que Slash foi apenas usado como exemplo, mas atacou o músico do Guns N’ Roses em uma reação um tanto quanto desproporcional.
“Fortus, eu ‘respeitosamente’ nunca ouvi você tocar uma nota em meus 56 anos de vida e só sei o seu nome por conta do pessoal de Rihanna e como um músico substituto no Guns. Tenho certeza que você é um músico decente, mas você realmente precisava repercutir uma manchete que me fez parecer que estou falando mal de outro cara, no caso de Slash? Como se eu fosse pensar que ele não é capaz de tocar nenhuma música da Rihanna enquanto dorme.”
Retratação
Como Nuno Bettencourt disse em sua fala mais recente, de fato ele divulgou um vídeo na época já pedindo desculpas a Richard Fortus pela postura na resposta. O português também reclamou da repercussão do tema na imprensa, dos fãs que se divertiram com a treta e até mesmo de Justin Hawkins, frontman do The Darkness, que dedicou um episódio de seu podcast e posts nas redes sociais sobre a briga.
“Richard, desculpe, isso é ridículo. Você tinha todo o direito de defender seu irmão. E mesmo que fosse da maneira mais leve ou o que quer que fosse, você está correto. Não gosto de machucar as pessoas. Não gosto de falar mal de ninguém. E tudo isso vem de mim, de uma entrevista ridícula da Planet Rock, que foi quando alguém me perguntou sobre Rihanna. Como eu disse, preciso calar a boca, falar sobre como foi difícil. Eu tenho minhas próprias razões para dizer o que disse no sentido do que significava para mim tocar todas as coisas diferentes, mas obviamente soei muito arrogante e ofensivo.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.