Quando o Depeche Mode fez a 1ª sessão de perguntas e respostas online da história

Ocorrida em 20 de setembro de 1993, interação digital foi realizada pela banda em parceria com a AOL

A internet possibilitou uma interação quase inimaginável da parte de gerações de fãs para com seus artistas preferidos. Porém, tudo precisa de um pioneiro. Quando não era comum realizar uma abordagem mais próxima, o Depeche Mode realizou uma sessão de perguntas e respostas com os fãs, em parceria com a AOL. O evento aconteceu em 20 de setembro de 1993.

Obviamente, o número de internautas à época era quase irrisório em comparação com a realidade atual. As capacidades tecnológicas também eram bastante limitadas. Para completar a aura quase mística da situação, há pouquíssimos registros.

- Advertisement -

Um dos poucos é da MTV, que destacou, conforme resgate da Classic Rock:

“Seguindo uma sugestão de Lou Reed, com quem compartilham a gravadora, a banda se conectou a AOL, o principal serviço de computador on-line americano, permitindo que centenas de fãs se comunicassem com o grupo ao mesmo tempo através de seus próprios terminais.”

Infelizmente, mas não de forma surpreendente, a transmissão apresentou uma série de problemas. Como destacou a emissora:

Leia também:  Liam Gallagher e John Squire evocam suas infâncias em divertido álbum homônimo

“Quando a linha telefônica do Depeche foi expulsa da tomada, o clamor no ciberespaço se tornou tão grande que levou quase uma hora para a banda voltar para sua coletiva.”

Um registro em vídeo da matéria pode ser conferido abaixo.

Depeche Mode e “Songs of Faith and Devotion”

Não foi o único acidente tecnológico que atingiu o Depeche Mode em 1993. O oitavo disco da banda, “Songs of Faith ond Devotion”, lançado naquele ano, se tornou o que se acredita ser o primeiro álbum digital a vazar na internet.

Outros experimentos

Posteriormente, outros experimentos foram realizados. No ano seguinte, os Rolling Stones transmitiram parte de um show da turnê “Voodoo Lounge” direto de Miami. No Brasil, a segunda edição do Monsters of Rock teve uma sala de chat para que os artistas interagissem com quem estivesse conectado. Tempos rústicos do que hoje é tão recorrente quanto respirar.

Leia também:  Dave Navarro já ofereceu US$ 20 mil por dedo amputado de Al Jourgensen

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesQuando o Depeche Mode fez a 1ª sessão de perguntas e respostas...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades