Steven Wilson fala sobre amor tardio por álbuns do Guns N’ Roses

Músico e produtor remixou “Use Your Illusion I & II” recentemente, discos que nunca tinha ouvido com atenção antes

Quando o Guns N’ Roses lançou as recentes edições de 30 anos dos álbuns “Use Your Illusion” I e II, muitos ficaram surpresos com o nome de Steven Wilson nos créditos.

O ícone do prog, que já havia trabalhado em remixagens para heróis dos anos 1960 e 70 não parecia um nome facilmente atrelado a Axl Rose e companhia. Porém, ele acabou colaborando até mesmo com a nova versão orquestrada de “November Rain”.

- Advertisement -

Em um vídeo publicado nas suas redes sociais (transcrito pelo Loudwire), o frontman do Porcupine Tree contou como sua relação com os discos mudou desde então.

“Eu realmente não cresci ouvindo Guns N’ Roses, mas remixei esses álbuns. Passei muito tempo com eles – discos que eu nunca tinha ouvido antes – e devo dizer que acabei saindo dessa experiência um verdadeiro admirador. Incrivelmente experimental e ambicioso para uma banda de rock ‘n’ roll. ‘Use Your Illusion’ é um álbum duplo – uma enorme quantidade de música.”

Guns N’ Roses e “Use Your Illusion”

Lançados em 17 de setembro de 1991, “Use Your Illusion” I e II marcaram a estreia da formação em sexteto do Guns N’ Roses, com a efetivação do tecladista Dizzy Reed e a entrada do baterista Matt Sorum – embora Steven Adler ainda tenha gravado a música “Civil War”.

Leia também:  Por que bandas ainda surgem mesmo com Spotify pagando mal, segundo Bruce Dickinson

Musicalmente, marcou uma mudança em comparação ao hard rock cru e agressivo de “Appetite for Destruction” (1987), incorporando arranjos pomposos em determinadas faixas.

“Don’t Cry”, “November Rain” e “Estranged” contaram com videoclipes que constituíram uma trilogia. As produções estão entre as mais caras do gênero na história da indústria. Shannon Hoon, Michael Monroe, Alice Cooper e West Arkeen estão entre os convidados.

O ambicioso projeto se mostrou um sucesso, com os trabalhos ocupando os dois primeiros lugares da parada norte-americana. Combinados, venderam mais de 35 milhões de cópias em todo o planeta.

Sobre Steven Wilson

Nascido em Kingston Upon Thames, Inglaterra, Steven John Wilson é guitarrista, vocalista, principal compositor e membro fundador do Porcupine Tree, uma das principais bandas progressivas de sua geração.

Leia também:  Guitarrista Vogg confirma ter deixado o Machine Head

Também desenvolveu trabalhos em carreira solo e participou de projetos como Blackfield, Storm Corrosion e No-Man.

Produziu discos de artistas como Fish, Opeth e Orphaned Land, entre outros. Também colaborou com reedições de catálogo de bandas como Jethro Tull, Black Sabbath, King Crimson, Yes, Roxy Music, Tears For Fears e Ultravox.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesSteven Wilson fala sobre amor tardio por álbuns do Guns N’ Roses
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades