Red Hot Chili Peppers no Brasil: setlist e o que mais esperar dos shows em 2023

Banda retorna ao país pela primeira vez desde a volta de John Frusciante, guitarrista que se reuniu com os antigos colegas em 2019

O Red Hot Chili Peppers retorna para shows pela décima vez ao Brasil, em uma relação que começou no início dos anos 1990. O grupo americano segue na estrada divulgando os dois álbuns lançados em 2022 – “Unlimited Love” e “Return of the Dream Canteen” – e tem como uma das principais atrações para os fãs o retorno de John Frusciante, o guitarrista “clássico” da banda.

­

- Advertisement -

Além de Frusciante, cuja vaga estava sendo ocupada por Josh Klinghoffer da última vez em que os Peppers estiveram no Brasil, o grupo segue firme com Anthony Kiedis (vocal), Chad Smith (bateria) e Flea (baixo). Este último, tido por muitos como o grande fio condutor do RHCP, continua entregando o que sempre soube fazer do alto de seus 61 anos: muita técnica, performance vigorosa no palco e visuais inusitados.

As apresentações acontecem no Rio de Janeiro (4 de novembro), Brasília (7 de novembro), São Paulo (10 de novembro), Curitiba (13 de novembro) e Porto Alegre (16 de novembro). Saiba o que esperar a seguir.

Red Hot Chili Peppers ao vivo

Os shows do Red Hot Chili Peppers não são exatamente uma novidade para os fãs brasileiros, dada a quantidade de vezes que a banda passou por aqui e teve suas apresentações televisionadas. O grupo é famoso por ser avesso a espetáculos roteirizados e engessados, optando por entrar em improvisos sempre que dá na telha. Não raro, o repertório já começa com uma dessas jams.

O modo “aleatório” tem suas vantagens e desvantagens, agradando uns e desagradando outros. Um review de um show na Nova Zelândia, ocorrido em 23 de janeiro desse ano, exemplifica bem o que isso significa para quem vai conferir um show do Chili Peppers.

Leia também:  Black Stone Cherry supera percalços com empolgação e setlist certeiro no Summer Breeze

O texto foi publicado no site da revista Rolling Stone australiana:

“(O som) não era polido de nenhuma maneira que poderia se esperar de uma banda cujos membros têm tocado juntos há 40 anos, mas perfeição automática nunca foi o jeito do RHCP.

A performance inegavelmente teve algumas arestas a serem aparadas, com Kiedis notavelmente desaparecendo do palco em alguns momentos, mas havia uma leve suspeita de que isso era apenas por conta de algumas mudanças de última hora no set.

No entanto, Flea e Frusciante pareciam totalmente desligado disso, preenchendo os espaços com instrumentais que eram definitivamente agradáveis e um privilégio de assistir. Pode ter sido um pouco cru, mas foi real – uma demonstração adequada do que eles sempre foram enquanto grupo.”

Uma surpresa a cada noite

Nem tudo no setlist é imprevisível, porém. Os maiores hits, como “Californication”, “By the Way” e o encerramento com “Give It Away” são praticamente certos. Assim como é fácil prever a inclusão de covers variados no set, embora não se saiba exatamente o que vai rolar.

Dos álbuns recentes, “Black Summer”, de “Unlimited Love”, é a que mais tem marcado presença. Os dois discos de 2022 costumam ganhar de 2 a 3 canções cada um no set.

Para efeitos de comparação (mas não de previsão), esse foi o setlist executado em San José, na Costa Rica, no dia 31 de outubro, o último show antes da turnê brasileira:

  1. “Intro Jam”
  2. “Can’t Stop”
  3. “Scar Tissue”
  4. “Dani California”
  5. “Universally Speaking”
  6. “Aquatic Mouth Dance”
  7. “Soul to Squeeze”
  8. “Eddie”
  9. “Me & My Friends”
  10. “Hard to Concentrate”
  11. “Tell Me Baby”
  12. “Havana Affair” (cover de Ramones)
  13. “Carry Me Home”
  14. “Californication”
  15. “Black Summer”
  16. “By the Way”
Leia também:  Chitãozinho e Xororó se apresentarão no Rock in Rio 2024, segundo jornalista

Bis:

  1. “Under the Bridge”
  2. “Give It Away”

Red Hot Chili Peppers no Brasil

A “2022-23 Global Stadium Tour” chega à América Latina após uma pausa de cerca de um mês.

Como já mencionado, o Red Hot Chili Peppers tocou na Costa Rica no dia 31 de outubro e segue para o Rio de Janeiro (4 de novembro), Brasília (7 de novembro), São Paulo (10 de novembro), Curitiba (13 de novembro) e Porto Alegre (16 de novembro). Só há ingressos ainda para os shows do Rio e da capital federal, que podem ser adquiridos neste link.

Depois do Brasil, o giro segue pela América do Sul com datas no Chile (19 de novembro) e Argentina (24 e 26 de novembro). O RHCP encerra o ano participando do evento natalino KROQ Almost Acoustic Christmas, promovido por uma rádio americana. Ele acontece em Los Angeles, estado americano da Califórnia, no dia 9 de dezembro.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasRed Hot Chili Peppers no Brasil: setlist e o que mais esperar...
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades