“Não me processem”: o hit de Prince inspirado por balada do Journey

Astro do pop chegou a chamar músicos da banda americana antes de lançar a sua composição, visando evitar conflitos

Quando você ouve “Purple Rain” e “Faithfully”, fica difícil não associar uma à outra. A melodia, o arranjo, a sequência de acordes, tudo faz com que as músicas de Prince e Journey, respectivamente, sejam lembradas automaticamente por quem conhece ambas.

O popstar tinha total noção disso. Sendo assim, resolveu se resguardar de possíveis visitas do “famoso processinho”.

- Advertisement -

Ao criar a faixa-título da trilha sonora do filme homônimo, em 1984, o músico telefonou para Jonathan Cain, tecladista da banda americana e um dos compositores da balada presente no álbum “Frontiers”, disponibilizado no ano anterior.

O próprio instrumentista relembrou o momento à Billboard – em resgate do Far Out Magazine.

“Ele me ligou e disse: ‘Eu quero tocar algo e gostaria que você desse uma conferida. As mudanças de acordes estão próximas das de ‘Faithfully’ e não quero que me processem’.”

Apesar das semelhanças inegáveis, Cain fez questão de tranquilizar Prince. Na verdade, ele não apenas aprovou o resultado, como agradeceu.

“Achei que era uma música incrível e disse a ele: ‘Fico super lisonjeado por ter ligado. Isso mostra que você é um cara elegante. Boa sorte com a música. Eu sei que vai ser um sucesso’.”

Preocupação de Prince com ação judicial

Mesmo sem ter assinado a criação, o guitarrista Neal Schon ecoou a visão de Jonathan Cain – algo raro atualmente, já que são desafetos declarados, embora sigam tocando juntos.

“Acredito que Prince ficou preocupado que pudéssemos processá-lo. Ligou para o nosso escritório perguntando sobre isso. Todos nós conversamos e concluímos que era a melhor forma de homenagem possível.”

Nem mesmo a ideia de pedir créditos como coautores passou pela cabeça, como afirmou Jonathan.

“Não, não, isso só atrairia coisas ruins. Há muitas outras situações em que realmente fomos roubados.”

Journey e “Faithfully”

“Faithfully” chegou ao 12º lugar no Billboard Hot 100, principal parada de singles dos Estados Unidos. O sucesso de “Purple Rain” foi ainda maior, alcançando o 2º posto no mesmo chart, além de ter conquistado o topo em vários países europeus. Mais de 2 milhões de cópias do single foram comercializadas.

Leia também:  Sebastian Bach oferece nada além de nostalgia no Summer Breeze

A balada dos gigantes do AOR ainda inspirou outro clássico do rock romântico oitentista. Abrindo para a banda durante a turnê de “Frontiers”, Bryan Adams admitiu a inspiração para compor “Heaven”, um de seus maiores hits. A gravação até mesmo contou com Steve Smith, baterista da formação clássica do Journey.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidades“Não me processem”: o hit de Prince inspirado por balada do Journey
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades