Presos russos são torturados com músicas de Bon Jovi e AC/DC

Apuração da revista Newsweek dá conta de que detentos são submetidos a uma playlist de forma repetida e diária

A revista semanal americana Newsweek publicou matéria sobre uma das prisões mais rigorosas da Rússia, localizada no distrito de Kapotnya, ao sudeste de Moscou. O local abriga presos políticos, artistas, figuras do crime organizado, líderes empresariais, terroristas e funcionários do governo acusados de cometer vários crimes.

Um dos recentes moradores de destaque foi o líder da oposição, Alexei Navalny. Ele ficou detido no local em quarentena de Covid antes de ser transferido para outra prisão, visando cumprir a sua pena de nove anos por fraude. Oponente do presidente russo Vladimir Putin, ele se recupera dos efeitos de uma tentativa de assassinato utilizando um agente nervoso que se acredita ter sido executada por oficiais do Serviço Federal de Segurança Russo (FSB).

- Advertisement -

Mas o que verdadeiramente chamou a atenção foi uma lista de reprodução de músicas que toca todas as manhãs em alto-falantes. O repertório inclui diversas músicas do Bon Jovi, sucessos do DJ Moby e até “Thunderstruck” do AC/DC. Outras faixas incluem o hino nacional russo e canções sobre a capital do país.

Leia também:  Olivia Rodrigo doará parte da renda de turnê a ONG de direitos reprodutivos

O ex-presidiário Ilya Yashin descreveu as duras condições em Kapotnya em uma postagem no seu blog de agosto de 2022. Ele se refere à situação como um “regime vermelho” tão rigoroso que outro detido foi punido por fazer uma xícara de chá depois que as luzes se apagaram.

Um prisioneiro político atualmente detido é o chefe do órgão de vigilância eleitoral da Rússia, Grigory Melkonyants, copresidente da Golos, rotulado de “agente estrangeiro” pelas autoridades russas em 2021. Ele tem acompanhado quais músicas aparecem na playlist, de acordo com Golos. O grupo compartilhou as informações em sua conta no Telegram, onde recentemente escreveu:

“Como começa a manhã em um centro de detenção provisória? Esta lista de reprodução é repetida dia após dia, mês após mês. São ouvidas todas as manhãs por milhares de russos que aguardam julgamento, incluindo presos políticos. Reunimos essas músicas para que você possa entender como elas são. Você ficará surpreso com muitas das músicas desta playlist.”

A Newsweek contatou representantes do Bon Jovi e de Moby, sem resposta até o momento. A matéria original pode ser lida aqui.

Leia também:  Eloy Casagrande não é mais baterista do Sepultura, que anuncia novo integrante

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasPresos russos são torturados com músicas de Bon Jovi e AC/DC
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades