Epiphone e Kirk Hammett lançam guitarra Les Paul “Greeny” 1959

Instrumento celebra vida e obra de Peter Green, guitarrista do Fleetwood Mac e John Mayall & The Bluesbreakers

A Epiphone lançou oficialmente a Les Paul “Greeny” 1959, guitarra que vinha preparando em parceria com Kirk Hammett desde o início do ano.

O projeto é uma homenagem da companhia e do instrumentista a Peter Green, membro do Fleetwood Mac e John Mayall & The Bluesbreakers falecido em 2020 aos 73 anos. A versão original do instrumento foi adquirida pelo integrante do Metallica no início do século atual.

- Advertisement -

Ela faz parte do mítico grupo de bursts fabricadas pela Gibson entre 1958 e 1961. Estima-se que apenas 1,7 mil foram produzidas – e foram parar nas mãos de alguns dos melhores guitarristas da história, como Eric Clapton, Mike Bloomfield, Jimmy Page, Jeff Beck e o próprio Green. Desde os anos 1970 pertencia a Gary Moore, que também já morreu.

Leia também:  Rock in Rio 2024 terá Avenged, Evanescence, Deep Purple e Incubus, segundo jornalista

Em manifestação promocional, Kirk declarou:

“A Greeny é uma guitarra do povo. Esta é uma oportunidade incrível para mais músicos experimentarem o seu espírito.”

A singularidade da guitarra de Peter Green vem de sua instalação elétrica. A fiação foi feita de cabeça pra baixo, deixando os captadores fora de fase um com o outro, o que criou uma sonoridade peculiar.

Na versão recriada a ser comercializada, o corpo é feito de mogno leve, tampo de figured maple, escala de rosewood indiano e captadores humbucker Custom Greeny Bucker – um deles montado ao contrário, como Green fazia – além de outros detalhes adequados ao período, como tarraxas Sperzel. A guitarra vem com um case Lifton reissue marrom e rosa com cinco fechos.

Leia também:  Journey tocará no Rock in Rio 2024, segundo Neal Schon

Epiphone Kirk Hammett Les Paul “Greeny” 1959

O modelo está disponível através da Custom Shop da Gibson, com a fabricação ficando a cargo do famoso Murphy Lab, responsável por criar reproduções históricas fiéis de instrumentos da empresa. Esse cuidado todo tem preço, com cada guitarra saindo por US$ 1.499 (cerca de R$ 7,3 mil na cotação atual e em transação direta).

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasEpiphone e Kirk Hammett lançam guitarra Les Paul “Greeny” 1959
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades