Brad Whitford possui contribuições notórias dentro do Aerosmith. Ao longo da discografia disponibilizada pela banda, o guitarrista foi o responsável por vários dos solos de seu instrumento e até por algumas composições, como mostra lista montada pelo site. No entanto, segundo o próprio músico, ele não recebe os créditos da maneira correta.
Durante entrevista à Guitar World, o integrante desabafou sobre como os holofotes acabaram voltados para o companheiro de função, Joe Perry, durante o lançamento de “Rocks” (1976). Mesmo que Whitford tenha sido a mente por trás de “Last Child”, por exemplo, os elogios à faixa não foram direcionados para ele — o que o irritou profundamente na época.
Whitford contou:
“Depois que o álbum ‘Rocks’ saiu, o Aerosmith estava em turnê pela Inglaterra. Um dia eu estava sentado em um bar em Londres, lendo uma resenha do álbum no jornal Melody Maker. E quando eles começaram a falar sobre a faixa ‘Last Child’, disseram que soava como Jeff Beck, o que era muito elogioso. Mas então eu continuei lendo e eles deram crédito a Joe pelo solo de guitarra e continuaram comparando-o com Jeff Beck. Eu li aquilo, e eu fiquei uma fera. Fiquei muito chateado. Ali estava eu, tendo meu trabalho f#da sendo comparado a Jeff Beck, e eles creditaram Joe Perry. Mas percebi que não valia a pena ligar para coisas assim, porque as pessoas que realmente ouvem – e sabem do que estão falando – conseguem saber a diferença.”
Em seguida, Brad mencionou a divisão de papéis no Aerosmith. Em suas palavras, tanto ele quanto Joe não têm “postos” definidos no campo das guitarras. Por isso, por muitos anos, ele ficou incomodado ao ser rotulado apenas como guitarrista base, enquanto o amigo ganhou erroneamente o título de guitarrista solo.
“Depois percebi: ‘ok, quem pensa isso é alguém que simplesmente não ouve direito’. Não temos papéis definidos, nós dois somos apenas guitarristas nessa banda. Se alguém nos rotula especificamente como uma coisa ou outra, não está ouvindo. Isso é problema deles. Não é problema meu que eles não consigam ouvir a diferença. Claro, houve momentos ao longo das décadas em que Joe e eu talvez tenhamos imitado um ao outro, mas isso foi apenas porque somos grandes fãs dos estilos um do outro. Mas vou dizer, não posso tocar como Joe Perry. Não consigo.”
A opinião de Joe Perry
A situação não incomoda somente Brad Whitford. Também à Guitar World, Joe Perry disse ficar chateado pela maneira que o trabalho do colega de banda é diminuído.
“Sempre me soou de maneira errada quando as pessoas colocam Brad para baixo e só se referem a mim como o guitarrista principal. Nós dois somos guitarristas da banda, sabe? Brad é um solista fantástico. Para mim, alguns dos melhores solos do nosso catálogo são aqueles que Brad fez.”
Sobre Brad Whitford
Brad Whitford é integrante do Aerosmith desde 1971, quando ocupou a vaga de Ray Tabano, e ficou fora apenas entre 1981 e 1984, período em que foi substituído por Rick Dufay. Tocou ainda com o The Joe Perry Project, de seu colega, bem como no projeto Whitford/St. Holmes, formado com o guitarrista e vocalista Derek St. Holmes (Ted Nugent).
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.