A discussão sobre o nascimento do heavy metal enquanto estilo já causou mais controvérsia em outros tempos. Atualmente, parece ter se encontrado um consenso de que, embora algumas sementes tenham sido plantadas antes, o Black Sabbath foi a primeira banda que realmente abraçou a sonoridade.
Porém, ainda há controvérsias, especialmente pelo fato de o quarteto recusar a ligação. Durante aparição no podcast WTF?, de Marc Maron, Rob Halford deu a sua opinião sobre o assunto. Conforme transcrição da Classic Rock, ele disse:
“Alguns dizem que havia esta grande banda chamada Blue Cheer e sua versão para ‘Summertime Blues’ era uma música muito pesada. Outros sugeriram que o nome heavy metal era de uma música do Steppenwolf, quando eles cantam ‘heavy metal thunder’ [de ‘Born To Be Wild’]. Mas no que diz respeito ao som, este é o grande debate. Usando o Black Sabbath como exemplo principal. Sempre defendi que era uma banda de heavy metal. Mas meu amigo Tony Iommi sempre diz: ‘Não, somos como uma banda de rock, uma banda de hard rock.’ Eu retruco: ‘Não, vocês são heavy metal’. Mas ele insiste: ‘Não, não…’”
Sendo assim, o Metal God tomou uma decisão: vai abraçar a honraria que ninguém mais quer.
“Vou erguer o troféu: o Judas Priest foi, definitivamente, a primeira banda de heavy metal. Então, isso é algo importante a se dizer, porque quando este podcast for lançado, eles dirão: ‘Halford diz que o Priest foi a banda definitiva de heavy metal…’. Mantenho a afirmação por vários motivos. É um som definitivo, é uma arte bem afiada que veio desses caras da banda que tinham sua própria definição do que deveria ser esse som pesado, essa experiência pesada.”
Sobre o Judas Priest
Fundado na cidade inglesa de Birmingham – mesma do Black Sabbath –, o Judas Priest vendeu mais de 50 milhões de cópias dos seus 18 álbuns de estúdio.
O próximo, “Invincible Shield”, sai no dia 8 de março de 2024. A produção ficou a cargo de Andy Sneap. O tracklist ainda será revelado. Por enquanto, a única música divulgada foi o single “Panic Attack”.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.