Com a possibilidade infinita de criações por meio da inteligência artificial, releituras cada vez mais improváveis estão surgindo. Com a repercussão de “Evidências” (Chitãozinho e Xororó) na voz de Freddie Mercury, o TMDQA observa que agora a interpretação do frontman do Queen foi reproduzida em “Dormi na Praça”, hit de Bruno e Marrone.
A música em questão saiu em 1994, no álbum de estreia da dupla brasileira, “Bruno & Marrone — Vol. 1”. Anos mais tarde, em 2001 — quase uma década depois da morte de Mercury —, a canção ganhou projeção nacional ao integrar o disco ao vivo “Acústico ao Vivo”.
Na seção de comentários da “nova versão”, postada no YouTube pelo canal Mercury, os internautas destacaram o marcante sotaque presente nos vocais imaginados pela IA. Um usuário brincou:
“Manter o sotaque e a dificuldade em pronunciar certos fonemas deixou ainda mais perfeito. Essa vai pra playlist do churrascão de domingo.”
Já outro opinou:
“Cara, ficou muito bom. Só acho que o Freddie iria sustentar mais os agudos e teria muito mais vibratos, que não ocorrem na versão original.”
Ouça a seguir.
Anteriormente, outro cover feito com IA usando a voz de Mercury ganhou proeminência online. Em maio, uma versão de “Yesterday”, dos Beatles, em sua interpretação dividiu internautas quanto à ética de reproduzir performances desse tipo.
Por um lado, muitos fãs do artista em questão celebraram poder escutar sua voz em um novo contexto. Por outro, houve quem atestasse a necessidade de aceitação da presença de inteligência artificial a partir de agora, tal qual o comentário abaixo:
“Damas e cavalheiros, temos que aceitar essa nova realidade e abraçá-la, ao invés de lutar contra ela. A inteligência artificial está aqui para expandir nossas imaginações e precisamos usá-la de maneiras que beneficiem todo mundo.”
Polêmicas com inteligência artificial
Enquanto isso, gravadoras estão mobilizando advogados para derrubar todas essas recriações, devido a violações de direitos autorais.
Já vimos isso acontecer no episódio da música falsa de Drake e The Weeknd, além da recente possibilidade de processo levantada pela família de Renato Russo contra o responsável pela versão de “Batom de Cereja” cantada pelo falecido líder da Legião Urbana.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.