O cancelamento de sua série preferida é uma experiência traumática para qualquer um. A era de streaming tornou isso um acontecimento comum no cotidiano do espectador, com vários programas que perderam a chance de construir uma plateia antes de receber o bilhete azul. Mas será que é pior que TV aberta? E qual o serviço menos paciente e mais apressado em puxar produções da tomada?
Uma pesquisa conduzida pela Luminate junto da Variety Intelligence Platform (VIP+) (via Variety) apurou todos os programas cancelados em TV aberta, cabo e nos principais serviços de streaming dos Estados Unidos (Netflix, Hulu, Disney+, Amazon Prime Video, Max, Apple TV+, Peacock, Paramount+) entre 2020 e 8 de agosto de 2023. Foi feita uma comparação ao número total de séries disponíveis na grade ou catálogo.
No geral, o estudo apontou uma semelhança entre os números de programas em TV tradicional e streaming — sejam séries ainda em atividade, canceladas ou limitadas.
Contudo, em relação a cortes, o streaming já superou a média da televisão tradicional, com uma média de cancelamento de 12,2% contra 10,8%. O Max, plataforma surgida da fusão entre Warner e Discovery, é a principal culpada: cancelou 26,9% de seu catálogo no período, grande parte em um expurgo de seu catálogo promovido a partir de 2022 para conter gastos.
Quanto à Netflix, a gigante tem uma porcentagem apenas 10,2%, mas como o próprio relatório apontou, esse número pode ser enganador. O serviço de streaming tem de longe o maior catálogo dentre todas as plataformas, e suas práticas se tornaram infames nos últimos anos, cancelando séries menos de um mês após o lançamento, ou até estreando programas antecipados com uma ameaça de cancelamento pairando por cima, para mobilizar espectadores.
Entretanto, vale também ressaltar que a Netflix é a única plataforma de streaming que reduziu ano a ano sua porcentagem de cancelamento. Se isso tem a ver com um aumento geral de catálogo superior a esses números, fica-se a ver.
Os streamings que mais cancelam séries de TV, segundo pesquisa
- Max: 26,9%
- Broadcast: 26,6%
- Disney+: 21,1%
- Paramount+: 16,9%
- Hulu: 15,2%
- Streaming de forma geral: 12,2%
- TV linear de forma geral: 10,8%
- Netflix: 10,2%
- Peacock: 10%
- Amazon Prime Video: 9%
- TV a cabo: 7,2%
- Apple TV+: 4,9%
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