Michael Gambon, o Dumbledore de Harry Potter, morre aos 82 anos

Ator não resistiu a complicações de uma pneumonia; ele participou de seis dos oito filmes da franquia original

Morreu o ator irlandês Michael Gambon, conhecido especialmente por ter interpretado Albus Dumbledore nos filmes da saga “Harry Potter”. Ele tinha 82 anos.

A informação foi confirmada em um comunicado assinado por sua esposa, Lady Anne Gambon, e filho, Fergus Gambon. O texto, divulgado pela assessora de imprensa Clair Dobbs, diz:

“Estamos arrasados em anunciar a perda de Sir Michael Gambon. Amado marido e pai, Michael morreu pacificamente no hospital com sua esposa Anne e seu filho Fergus ao lado de sua cama, após um ataque de pneumonia. Michael tinha 82 anos. Pedimos que respeitem nossa privacidade neste momento doloroso e agradecemos por suas mensagens de apoio e amor.”

- Advertisement -

Premiado com dois SAG Awards e quatro Baftas, Gambon começou sua carreira ainda na década de 1960. Trabalhou muito tempo em teatro, inclusive em adaptações de peças de William Shakespeare.

Leia também:  Andreas Kisser tocará com Chitãozinho e Xororó no Rock in Rio 2024

Seu trabalho no cinema era um pouco menos prolífico, já que quando atuava diante das câmeras, geralmente era em séries de TV. Porém, a partir de 2004, envolveu-se com a saga “Harry Potter” a partir do terceiro filme, “O Prisioneiro de Azkaban”, no papel de Albus Dumbledore.

O personagem já havia sido interpretado nos dois primeiros longas por Richard Harris, que faleceu em 2002. Ian McKellen era o primeiro nome cotado para o papel, mas este recusou porque Harris havia o criticado no passado. Gambon, então, assumiu a demanda e ficou até o oitavo e último longa da sequência, “Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte II” (2011).

Outros trabalhos de destaque incluem “Perfect Strangers”, “Longitude”, “Wives and Danghters”, “The Singing Detective” (pelas quais recebeu Baftas de Melhor Ator em TV), “Maigret”, “The Cook”, “Kingsman: O Círculo Dourado”, “Amazing Grace”, “O Livro de Eli”, “Judy”, “Knives Out”, entre outros.

Leia também:  Richard Tandy, tecladista da Electric Light Orchestra, morre aos 76 anos

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasMichael Gambon, o Dumbledore de Harry Potter, morre aos 82 anos
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades