A MTV revolucionou a indústria da música. Criada em 1981, a emissora ficou inicialmente conhecida pela transmissão de videoclipes, o que trouxe visibilidade para certas canções e artistas, além de, mais tarde, iniciativas como o “MTV Unplugged” (as famosas apresentações acústicas).
No entanto, com o passar dos anos, a empresa mudou o foco. Os programas originais e reality-shows passaram a ocupar boa parte da programação norte-americana, enquanto as gravações musicais restringiram-se ao canal alternativo MTV2.
Para Slash, a alteração causou a “morte” da MTV. No Instagram, o guitarrista do Guns N’ Roses compartilhou uma imagem com os dizeres “what the fuck happened to MTV” (em tradução livre, “que m*rda aconteceu com a MTV?”) e um texto, creditado ao podcast 88 Miles Per Hour, criticando o canal e o seu atual posicionamento. Diz a mensagem:
“Acabamos de comemorar 42 anos da MTV. Mas honestamente, a MTV com que crescemos morreu nos anos 1990. A MTV deveria ter continuado como um canal de clipes musicais. Eles deviam ter usado a MTV2 apenas para exibir shows. Então, se você queria ver uma apresentação, deveria colocar na MTV2, porque a MTV continuaria com os clipes. Isso está no nome do canal: Music Television.”
Slash e a emissora
Apesar da crítica, Slash guarda muitas recordações relacionadas aos tempos áureos da MTV. Em sua autobiografia, escrita em parceria com Anthony Bozza e lançada em 2007, opinou:
“A MTV não poderia ter tido polos mais opostos. Exibiam o clipe de ‘She Blinded Me With Science’, de Thomas Dolby, então The Police e Pat Benatar à exaustão. Eu esperava literalmente horas para ver uma boa música. Em geral, ou eram do Prince ou Van Halen. Me sentia da mesma maneira quando explorava a Sunset à noite. Via muito, gostava de bem pouco e ficava pra lá de entediado o tempo todo. Steven [Adler, baterista], por sua vez, estava curtindo muito. Adorava tudo o que acontecia por lá, porque era sua chance de realizar seu sonho de se tornar um astro do rock.”
Sobre a MTV
A MTV fez sua estreia no dia 1º de agosto de 1981. Após John Lack dizer “senhoras e senhores, rock and roll!”, entrou no ar o clipe de “Video Killed the Radio Star”, do The Buggles – o primeiro a ser exibido na história da emissora.
Com o tempo, versões da MTV, sob concessão da Viacom, empresa proprietária da marca, começaram a surgir ao redor do mundo. A terceira foi a do Brasil, em 1990, que também foi a primeira na TV aberta.
Gerenciada pelo Grupo Abril, a MTV Brasil permaneceu no ar em seu modelo inicial por 23 anos. A receita também fez sucesso por aqui: a emissora foi bastante influente, com programas inovadores e revelações de artistas e VJs (como eram chamados os apresentadores da MTV). A filial brasileira foi devolvida à Viacom em 2013, que decidiu manter o canal, mas com outra pegada, ainda mais distante da música.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.