Muitos fãs esperavam ouvir uma música inédita do Guns N’ Roses na última semana. Porém, foram poucos os que realmente tiveram acesso. De acordo com relatos online, “Perhaps” fez sua estreia exclusivamente através do sistema TouchTunes.
A plataforma é conectada a máquinas jukebox disponíveis em bares e outros espaços de entretenimento nos Estados Unidos. Estima-se que, atualmente, cerca de 65 mil aparelhos do tipo façam uso do sistema.
Anteriormente, outros artistas já haviam feito uso do formato para divulgar músicas. O caso mais famoso foi do grupo country Turnpike Troubadours, que se valeu do TouchTunes para disponibilizar a música “Mean Old Sun” em abril.
Terceiro single desde as voltas do guitarrista Slash e do baixista Duff McKagan (sucedendo “Absurd” e “Hard Skool”), “Perhaps” é uma composição dos tempos de “Chinese Democracy” (2008), trabalho de estúdio mais recente do grupo.
Trabalhada durante as sessões, a composição acabou não entrando no tracklist final. Com o tempo, versões demo vazaram online. As gravações contaram com participação de Brian May, guitarrista do Queen. Ele também tocou em “Catcher in the Rye”, porém, seu take foi descartado.
Ela chegou a ser tocada durante passagem de som antes de um show em Tel Aviv, Israel, no último mês de junho. Fãs mais atentos registraram o áudio e espalharam pela internet.
O Guns N’ Roses iniciou, no último dia 5 de agosto, uma nova sequência de shows pela América do Norte. Os compromissos se estendem até outubro.