Jeff Beck era conhecido tanto por sua habilidade na guitarra quanto por sua timidez. De acordo com Ronnie Wood, que fez parte de seu primeiro grupo solo após deixar os Yardbirds, o músico sempre parecia se manter distante das pessoas, até na própria banda.
Wood, que desde a década de 1970 assume uma das guitarras dos Rolling Stones, afirmou à Mojo:
“Sempre tinha algo faltando, que não dava pra chegar perto do Jeff. Seja lá o que ele estava pensando, ele não deixava Rod [Stewart, que era o vocalista da banda] saber. Apesar de que eu e Jeff sempre fomos próximos.”
A timidez de Jeff se manifestava especialmente quando ele estava na presença de ídolos dele, segundo Ronnie.
“Se estávamos tocando na mesma noite de um guitarrista que ele respeitava muito, como B.B. King, ele desaparecia. Meio que um complexo de inferioridade… Qualquer coisa a ver com holofotes, ele ficava tipo: ‘você toma conta disso’. E aí sumia.”
Apesar disso, Wood não poupa elogios à banda que fez parte:
“Quando a banda estava na vibe, a gente era intocável.”
Último encontro
Ainda durante a entrevista, Ronnie Wood aproveitou para contar sobre a última vez que os dois se encontraram, nas gravações de um tributo a Chuck Berry organizado pelo próprio músico dos Rolling Stones em 2018:
“Nós fizemos uma jam de blues. No palco, ele gostava de ficar em primeiro plano. Ele gostava de ser ouvido. Eu vou sentir muita falta dele.”
Sobre Jeff Beck
Um dos músicos mais influentes e criativos de todos os tempos, Jeff Beck morreu em decorrência de uma meningite bacteriana. Mesmo não tendo alcançado o mesmo sucesso comercial de alguns dos seus pares, se destacou pelas inovações sonoras a que se propôs – justamente por ter uma carreira mais livre.
Possui duas induções ao Rock and Roll Hall of Fame: com os Yardbirds em 1992 e como artista solo em 2009.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.