O erro histórico em “Oppenheimer” encontrado por fã

Todo filme de época é sujeito a esse tipo de malha fina de espectadores caxias

Todo filme de época corre o risco de ter anacronismos apontados por espectadores. “Oppenheimer” é a mais nova vítima disso.

Um usuário do Twitter chamado Andy Craig (via NME) apontou um pequeno erro no longa dirigido por Christopher Nolan. O problema, no caso, envolve bandeiras dos Estados Unidos.

- Advertisement -

Em uma cena, J. Robert Oppenheimer, interpretado por Cillian Murphy, dá um discurso para uma plateia repleta de estandartes americanos. O problema encontrado por Craig é que havia 50 estrelas, sendo que a história do filme ocorre antes dos EUA terem esse número de estados:

“Foi bom e tudo mais, mas eu serei aquela pessoa e reclamar que eles usaram bandeiras de 50 estrelas numa cena ambientada em 1945.”

https://twitter.com/AndrewRCraig/status/1682524818980077569

Em resposta ao tweet, outro usuário apontou como o erro não foi geral no filme, dando o exemplo de outra cena contendo a bandeira correta:

“Eles usaram a bandeira certa de 48 estrelas em outros pontos, por exemplo na base Trinity…”

Argumento isentando “Oppenheimer”

Outro usuário apresentou um argumento mirabolante para justificar a inclusão das bandeiras em “Oppenheimer”:

“Pessoalmente, acho que isso foi intencional, porque as cenas coloridas são sob o ponto de vista de Oppenheimer, que é a memória do presente dele, depois que a bandeira de 50 estrelas foi criada.”

E aí, quem acha que foi erro ou uma decisão intencional do cineasta?

Sobre o filme “Oppenheimer”

Em cartaz nos cinemas, “Oppenheimer” conta a história do físico J. Robert Oppenheimer (aqui interpretado por Cillian Murphy), cujo trabalho no projeto Manhattan veio a lhe dar a fama de pai da bomba atômica. Naturalmente, ele teve teve dificuldades em lidar com tal título após ser confrontado com o potencial destrutivo de seu trabalho.

Além de Murphy no papel principal, há Emily Blunt interpretando sua esposa, Katherine, e outros grandes nomes como Kenneth Branagh, Florence Pugh, Gary Oldman e Matt Damon no elenco.

O roteiro, escrito pelo próprio Nolan, é baseado em “American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer”, livro de Kai Bird e Martin J. Sherwin vencedor do Prêmio Pulitzer de Melhor Biografia. Esse será o primeiro filme do diretor fora da Warner Bros, após desentendimentos com a política de lançamentos do estúdio durante a pandemia.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasO erro histórico em “Oppenheimer” encontrado por fã
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Apaixonado por música, já editou blogs de resenhas musicais e contribuiu para sites como Rock'n'Beats e Scream & Yell.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades