Sobre qual cidade é “Welcome to the Jungle”, do Guns N’ Roses?

Muitos fãs acreditam se tratar de Los Angeles, mas Axl Rose apresentou diferentes interpretações em entrevistas

Você pode ter a música preferida que for na carreira do Guns N’ Roses, mas há de convir que poucas ilustram o cotidiano caótico em que a banda surgiu como “Welcome to the Jungle”. Pesada e melódica nas medidas certas, a canção se tornou um hino atemporal, a personificação sonorizada da personalidade de Axl Rose, especialmente.

­

- Advertisement -

A letra retrata a experiência pessoal do cantor – dramatizada de forma resumida no videoclipe – ao descer de um ônibus e dar de cara com um morador de rua. Sentindo a ingenuidade do garoto, o sem-teto vociferou alguma variação da frase do título da faixa. Deixou uma impressão duradoura, com a experiência sendo usada para detalhar o glamour, o horror e os golpes duros que acompanham a vida em uma cidade grande.

Mas que cidade seria essa, na verdade? Muitos acreditam se tratar de Los Angeles. Porém, o próprio Axl possui distintas interpretações, dependendo de seu humor. Em 2007, ele revelou à Rolling Stone – em resgate do Far Out Magazine:

“A inspiração veio de um homem negro em Nova York que me disse: ‘You’re in the jungle! You gonna die!’.”

Na revista Hit Parader, 19 anos antes, o frontman partiu para outra abordagem ao mencionar uma visita a Seattle.

“É uma cidade grande, mas, ao mesmo tempo, ainda é uma cidade pequena em comparação com LA e as coisas que você aprende por lá. Eu apenas escrevi o que aquele lugar parecia para mim. Parecia muito mais rural lá de cima. Se alguém vem à cidade e quer encontrar alguma coisa, pode achar o que quiser.”

Na mesma conversa, o ex-guitarrista Izzy Stradlin foi mais taxativo.

“É sobre as ruas de Hollywood, fiel à vida.”

Em 2015, Slash foi na mesma linha em fala à revista Classic Rock.

“Era uma letra muito reveladora – apenas a honestidade absoluta dela. Se você morasse em Los Angeles e vivesse nas trincheiras, por assim dizer, poderia se identificar com isso.”

Guns N’ Roses e “Welcome to the Jungle”

“Welcome to the Jungle” foi lançada duas vezes como single entre 1987 e 1988. Na segunda, com o Guns N’ Roses já em alta, chegou ao 7º lugar no Billboard Hot 100, principal parada do formato nos Estados Unidos.

Leia também:  As dicas de Tom Morello para se tornar um guitarrista melhor

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesSobre qual cidade é “Welcome to the Jungle”, do Guns N’ Roses?
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades