George Clooney revelou ser um ator pra lá de versátil, já que trabalhou em filmes dos mais diversos gêneros ao longo de sua bem-sucedida carreira. Podemos dizer que essa versatilidade do astro se reflete também entre os seus longas favoritos.
Para o livro “You Gotta See This”, de Cindy Pearlman, em que atores e atrizes citam seus filmes favoritos, Clooney não se contou em citar apenas um, mas três obras que são suas favoritas. Conforme transcrição do site Far Out Magazine, o ator disse que teria de mencionar dois títulos que possuem a mesma temática.
“Essa é difícil (sobre seu filme favorito). É uma escolha dupla para mim. Meus filmes favoritos são ‘Dr. Fantástico’ e ‘Limite de Segurança’.”
Os dois filmes foram lançados no mesmo ano (1964) e tem como temática a ameaça da proliferação nuclear. Enquanto “Dr. Estranho” é mais voltado para satirizar o tema, “Limite de Segurança” é focado no drama e suspense causados pela questão.
Em seguida, Clooney não se contentou e pediu para incluir um terceiro filme na lista.
“Eu posso incluir ‘Ensina-me a Viver’? Vamos lá! Três filmes como meus favoritos não é uma lista longa. Acho essa uma bonita história sobre sentimentos.”
Sobre “Dr. Fantástico”
“Dr. Fantástico” é um dos filmes mais famosos do renomado diretor Stanley Kubrick e é inspirado no livro “Red Alert”, de Peter George.
O filme tem como enredo um general americano paranoico sobre uma possível dominação do mundo pelo regime comunista. Ele ordena uma guerra nuclear contra a União Soviética, mas o presidente americano e seus assessores precisam impedi-lo.
Apesar da temática, o filme se trata justamente de uma sátira sobre o assunto. “Dr. Fantástico” é mencionado entre os melhores longas já feitos e um dos mais importantes do gênero de sátira/comédia.
Sobre “Limite de Segurança”
Dirigido por Sidney Lumet, “Limite de Segurança” é baseado no livro “Fail-Safe”, de Eugene Burdick e Harvey Wheeler.
Seu enredo retrata um ataque nuclear a Moscou causado por erros no sistema de defesa militar dos Estados Unidos. Sem outra opção, o presidente americano precisa enviar um esquadrão para ajudar os soviéticos a deterem os mísseis disparados.
“Limite de Segurança” foi elogiado pela crítica, mas teve números ruins de bilheteria. Por conta de sua semelhança com “Dr. Fantástico”, chegou a ser processado por Stanley Kubrick e Peter George.
Sobre “Ensina-me a Viver”
Lançado em 1971, “Ensina-me a Viver” foi dirigido por Hal Ashby, a partir de um roteiro original escrito por Colin Higgins.
O longa é protagonizado por Harold Chasen, um jovem adulto intrigado pela morte – ele gosta de fingir que morreu e de ir a funerais – e que rejeita sua vida ao lado da mãe. Ele se apaixona por uma idosa chamada Maude, que o ensina a importância de viver a vida em sua plenitude.
“Ensina-me a Viver”, inicialmente, teve uma recepção mista por conta do seu humor negro. No entanto, com o passar dos anos, sua recepção foi melhorando e ganhou seus admiradores.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.