Elis Regina é recriada com inteligência artificial para comercial com Maria Rita

Publicidade celebra 70 anos da Volkswagen no Brasil; vídeo utilizou técnica “deepfake”, que faz montagens realistas

Elis Regina faleceu no dia 19 de janeiro de 1982, aos 36 anos. À época, Maria Rita tinha apenas 4. A filha assumiu ter hesitado por muito tempo a partir para uma carreira de cantora por conta das inevitáveis comparações que sofreria com a mãe. Porém, era difícil não seguir o caminho em algum momento.

Por motivos óbvios, as duas não puderam realizar um dueto – ao menos não que o mundo tenha testemunhado. Nesta terça-feira (4), através do uso de inteligência artificial, algo próximo disso pôde se concretizar.

- Advertisement -

Celebrando 70 anos do início de suas atividades no Brasil, a Volkswagen produziu um vídeo unindo as cantoras em uma interpretação de “Como Nossos Pais”, música de Belchior que fez sucesso na voz de Elis na década de 1970. Na obra, Maria Rita aparece dirigindo uma ID.Buzz, versão moderna e 100% elétrica da Kombi. De repente, sua mãe surge ao lado, conduzindo a primeira edição do veículo.

Outros automóveis conhecidos da empresa, como Fusca e Brasília, também se juntam à comemoração. O resultado pode ser conferido abaixo.

“Deepfake”

Leia também:  Kyle Gass perde agente e se retrata após piada com atentado a Trump

Para conseguir realizar o encontro de gerações, a Volkswagen revelou ter usado “deepfake”. A técnica, que usa inteligência artificial, permite criar adulterações realistas com o rosto de pessoas.

Uma atriz dublê foi usada para se passar por Elis dirigindo o veículo. O rosto da cantora foi inserido por meio de uma tecnologia de reconhecimento facial. A edição recorre a uma tecnologia de redes neurais artificiais, que une o rosto da dublê à imagem da artista, cuja voz original é reproduzida no áudio.

A agência AlmapBBDO ficou responsável pela criação, com produção da Boiler Filmes. Dulcidio Caldeira assina como diretor. Uma empresa americana especializada, com projetos em Hollywood, cuidou da pós-produção.

Sobre Elis Regina

Nascida no dia 17 de março de 1945, em Porto Alegre (RS), Elis Regina gravou 18 álbuns de estúdio e 12 ao vivos, se tornando uma das vozes mais icônicas da história da música brasileira. Vendeu cerca de 4 milhões de cópias de seus discos em vida, número que se multiplicou inúmeras vezes após a morte.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasElis Regina é recriada com inteligência artificial para comercial com Maria Rita
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades