Apesar da fama de compor canções simples, Noel Gallagher ainda é capaz de surpreender musicalmente. Fãs do Oasis há décadas debatiam sobre um acorde dissonante de “Don’t Look Back in Anger”, e uma aparição recente do cantor e compositor no That Pedal Show parece ter resolvido o mistério.
Segundo o olhar atento do guitarrista e youtuber galês Chris Buck, o acorde em questão é um E7/G#, com o indicador e dedo do meio na quarta casa das cordas E (mizão) e G (sol), respectivamente. A quinta corda, B (si), fica muda, enquanto as outras outras ressoam abertas.
O trecho está na ponte da música, após a parte em que Noel canta “Stand up beside the fireplace” – é de conhecimento comum ele estar tocando um G ali. Quando o verso “Take that look from off your face” chega, um acorde dissonante ressoa por alguns segundos, o suficiente para criar controvérsia teórica musical de décadas.
A opinião geral de músicos era de que o acorde era um E7 – mais ou menos correta –, enquanto o songbook oficial do Oasis mostrava uma opção diferente. Vídeos de Noel ao vivo visto fazendo um G sustenido meio diminuto mutante também só aumentavam a polêmica.
Felizmente, parece estar resolvida a questão. Agora, fãs podem se preocupar com as outras cinco milhões de controvérsias envolvendo o Oasis.
Confira abaixo a participação de Noel Gallagher no That Pedal Show e o vídeo de Chris Buck explicando o acorde.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.