A banda grunge que James Hetfield considera atemporal

Escolha do líder do Metallica recaiu sobre a banda mais próxima do heavy entre as representantes do “Big Four de Seattle”

É comum dizer que cada banda que integrava o “Big Four de Seattle” na era grunge tinha características muito próprias. O Nirvana representava o lado punk; o Pearl Jam o pop rock; o Soundgarden o progressivo e o Alice in Chains o heavy metal. Apesar de ser uma representação um tanto quanto simplória, serve como base para apresentar a quem está começando a se aventurar pelo movimento.

Sendo assim, não é surpresa quando descobrimos qual delas é a favorita de James Hetfield. Em entrevista à revista Revolver, em 2009 (resgatada pelo Rock and Roll Garage), o vocalista e guitarrista do Metallica exaltou o Alice in Chains.

“Adoro ouvir as músicas deles. São demais e deveriam ser ouvidas por todo mundo, sabia? Eles eram únicos, à frente de seu tempo. De todas as coisas de Seattle, são a mais atemporal.”

- Advertisement -

A admiração era tamanha que Hetfield colocou o vocalista Layne Staley como o segundo melhor de todos os tempos em artigo para a Rolling Stone, em 2008. Ele ficou atrás apenas de Ronnie James Dio. Mesmo assim, a relação não chegou a ser de amizade.

“Eu não era muito próximo de Layne. Mas eu me lembro de ir ver o Alice In Chains muitas vezes. Lembro-me de quando estávamos em Los Angeles, em 1991. Saí cedo do estúdio para vê-los tocar na turnê ‘Clash of the Titans’, com o Slayer.”

Leia também:  A música mais metal do Van Halen, segundo Scott Ian

Já com Jerry Cantrell, a identificação aconteceu.

“Eu diria que Jerry e eu compartilhamos algumas experiências de vida. Como ter uma segunda chance e perceber como as coisas podem ser legais. Então, temos uma espécie de parentesco dessa maneira. Infelizmente, Layne simplesmente amava demais ser um junkie, cara. As letras das músicas demonstravam sua obsessão com isso. E ele sabia para onde estava indo! É como na autoescola, olhe para onde você quer ir. Isso é o que ele estava fazendo.”

James Hetfield e Alice in Chains

Em 2006, James Hetfield subiu duas vezes ao palco com o Alice in Chains – então já com William DuVall como frontman, 4 anos após a partida de Staley. O cantor interpretou “Would?” no festival alemão Rock am Ring, repetindo a dose mais tarde em San Francisco.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA banda grunge que James Hetfield considera atemporal
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades