Estudo revela quais bandas têm fãs mais tristes e raivosos

Pesquisa analisou sentimentos de fãs a partir de mais de 200 mil posts e comentários em fóruns online

A música tem um grande poder emocional e pode trazer à tona inúmeros sentimentos, tendo uma forte influência sobre o indivíduo que a escuta. Uma canção melancólica desperta tristeza e uma alegre pode fazer alguém se animar. Tendo isso em vista, uma pesquisa buscou entender quais artistas têm os fãs mais tristes, zangados ou felizes devido ao teor de suas composições.

Através de um dataset chamado Emotion, o Preply conseguiu analisar as palavras e frases mais usadas em fóruns de fãs de 92 artistas para descobrir qual era a emoção predominante. Após mais de 200 mil posts e comentários estudados, os resultados foram postados no blog da plataforma.

- Advertisement -

Os fãs mais tristes

De acordo com o estudo, a banda mais provável de fazer os fãs se sentirem tristes é o Panic! at the Disco. O conjunto, fundado em Las Vegas por Brendon Urie (voz), Ryan Ross (guitarra), Spencer Smith (bateria) e Brent Wilson (baixo), fez bastante sucesso nos anos 2000, quando era rotulada como “emo”, com letras que abordam sentimentos e emoções. Ao longo dos anos, muitos membros entraram e saíram do grupo, que sofreu mudanças, tornando-se um projeto solo de Urie e voltando-se para o pop.

No último dia 10 de março, após o último show da turnê “Viva Las Vengeance” em Manchester, na Inglaterra, Brendon Urie encerrou as atividades do Panic! at the Disco, o que pode ter contribuído para a tristeza daqueles que o acompanham.

Leia também:  A bizarra morte de Brandon Lee, durante filmagens de “O Corvo”

Um dos maiores nomes do nu metal, o Linkin Park está em segundo lugar no ranking de fãs mais tristes, segundo o estudo. Formada em Agoura Hills, na Califórnia, no ano de 1996, a banda muitas vezes aborda o assunto “saúde mental” em suas letras.

O grupo entrou em hiato em 2017, após a morte do vocalista Chester Bennington, que cometeu suicídio em sua residência em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Este ano, entretanto, o Linkin Park está comemorando os 20 anos do álbum “Meteora” e lançou as inéditas “Lost”, “Healing Foot” e “Fighting Myself”, gravadas durante as sessões do projeto, em 2002. As canções têm vocais de Chester e integram as edições especiais do disco, lançadas no dia 7 de abril.

A lista também conta com nomes como Nirvana e Metallica. A primeira, fenômeno do grunge de Seattle nos anos 90, tem letras que expressam a tristeza e a insatisfação da geração. Já a segunda, gigante do thrash metal oitentista, aborda diversos tópicos importantes – como morte, guerra, vício, corrupção.

Em décimo lugar, o My Chemical Romance é a última banda de rock a aparecer na lista. Diretamente de Nova Jersey, a banda de Gerard Way (voz), Frank Iero (guitarra), Mikey Way (baixo) e Ray Toro (guitarra) também foi classificada como “emo” nos anos 2000.

Leia também:  O emocionado texto de Jairo Guedz sobre o fim do Sepultura

Os mais raivosos do rock

Surpreendentemente, a pesquisa mostrou que R&B é o gênero que mais faz seus ouvintes ficarem com raiva. Porém, com relação ao rock e ao metal, a lista traz as bandas Metallica e Guns N’ Roses, ambas empatadas em sexto lugar.

Fãs mais felizes do rock são os de U2

Ainda de acordo com o estudo, a banda de rock que faz seus fãs mais felizes com suas músicas é o U2, pois segundo os pesquisadores, os irlandeses não só têm um som “para cima”, como também utilizam metáforas para conectar os ouvintes com momentos alegres.

Em março último, o U2 lançou o álbum “Songs of Surrender”, contendo releituras de clássicos da carreira. No mês passado, o guitarrista The Edge confirmou à Guitar Player (via NME) que a banda está trabalhando em novas músicas.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesEstudo revela quais bandas têm fãs mais tristes e raivosos
Letícia Höfke
Letícia Höfkehttps://igormiranda.com.br/
Letícia Höfke é jornalista, formada pela PUC-Rio, e escritora com três livros publicados até o momento. Já trabalhou no SBT Games, no Caderno B do Jornal do Brasil e no Clube do Videogame. Letícia ama música e é muito fã de rock e metal desde a adolescência.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades