O guitarrista Timo Tolkki publicou um desabafo no Facebook após uma campanha de financiamento junto aos fãs ter fracassado. A ideia do músico era arrecadar com o projeto Renaissance Acoustic, que oferecia versões desplugadas para canções do Revolution Renaissance, seu grupo pós-Stratovarius.
Porém, o efeito surtido não foi o esperado. Disse o idealizador, de acordo com tradução do Whiplash:
“Esses são os resultados da minha campanha para o projeto ‘Renaissance Acoustic’ do tipo ‘Pague o que quiser’. 164 pessoas pagaram algo, variando de US$ 1 a US$ 50. O resto baixou de graça. O saldo final foi de 1359 euros. Após custos de voo e hotéis, ganhei cerca de 800 euros com isso. Meu tempo de trabalho foi de cerca de 150 horas. Eu gravei, mixei e masterizei no meu próprio estúdio. Meu salário por hora foi de 5,3 euros. O salário mínimo de uma faxineira na Finlândia é de 10 euros por hora. Estou divulgando esses dados sem julgamento, mas isso confirma o que eu já pensava. Não faz sentido gravar mais músicas. A festa acabou e a indústria está caindo. Obrigado aos que compraram.”
Sobre Timo Tolkki
Nascido em Klaukkala, Finlândia, Timo Tapio Tolkki começou a tocar guitarra com 7 anos. Aos 12 passou pelo evento que marcou a vida em todos os aspectos, se refletindo em sua obra artística: o suicídio do pai.
Entrou no Stratovarius em 1985, assumindo a linha de frente criativa. Inicialmente acumulava as funções de guitarrista e vocalista, ficando só com a primeira posteriormente. Saiu em 2008.
Além de álbuns solo, lançou discos com os projetos Revolution Renaissance, Symfonia, Avalon e Chaos Magic. Também participou de álbuns do Avantasia, Allen/Lande, Edguy, Thunderstone, Infinity e Ring Of Fire.
Diagnosticado com transtorno bipolar em 2004, após um colapso nervoso, Tolkki passa por períodos fora do meio musical, já tendo interrompido vários projetos devido à instabilidade emocional que enfrenta.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.
Quando quero ouvir algo do Stratovarius vou lá no Visions ou o Visions of Europe live deles que considero bons, vi esse album atual do Stratovarius e algumas músicas me chamaram a atenção apenas…não vejo tanto entusiasmo em projetos de Timo Tokki ou Stratovarius!!!! é aquilo o que eu disse aqui uma vez, os clássicos é o que acaba predominando, são poucas bandas de power metal que a galera vai atrás de disco novo!!!! valeu!!!!
Pra essa porcaria….acho q tah mto bem pago …na verdade esse cara q deveria pagar pra quem escuta