O The Mars Volta voltou diferente em 2022. Um dos nomes mais loucos do rock, a banda retornou com um disco homônimo que, para os padrões do grupo, é praticamente pop.
Uma obra suntuosa incorporando ritmos latinos e formatos mais convencionais de canção, o álbum “The Mars Volta” poderia ser considerado um retorno sem dentes, se não fosse o conteúdo das letras.
Os desentendimentos que levaram ao fim do grupo em 2013 tinham em grande parte a ver com o envolvimento de Cedric Bixler-Zavala com a Cientologia e seu afastamento do guitarrista Omar Rodríguez-López. Em 2018, o vocalista deixou a seita, acusando os chefes de ajudarem a acobertar o estupro de sua mulher, Chrissie Carnell-Bixler, cometido pelo ator Danny Masterson.
Bixler-Zavala canalizou a experiência de batalhar junto com a mulher contra a perseguição da seita no material, procurando ser direto quando no passado do The Mars Volta seria esotérico. O resultado acabou sendo a parte mais forte do álbum homônimo.
Seis meses depois, o grupo lança uma versão acústica do disco, batizada “Que Dios Te Maldigas Mi Corazon”. Apesar de musicalmente belo e liricamente ainda potente, o material soa supérfluo.
Enquanto álbuns anteriores do grupo rtaziam construções meticulosas sempre à beira da loucura, os arranjos de “The Mars Volta” são tão comportados a ponto de uma releitura acústica não apresentar nenhuma revelação quanto à música em si. Vários arranjos são semelhantes a ponto de fazer o problema ainda pior.
A questão não é o The Mars Volta se tornar pop. Mesmo sob circunstâncias musicais mais comportadas, eles encontram maneiras de serem interessantes. Mas “Que Dios Te Maldigas Mi Corazon” é uma repetição desnecessária. Bastava lançar versões acústicas dos singles numa edição de luxo do álbum de 2022.
Ouça “Que Dios Te Maldigas Mi Corazon” a seguir, via Spotify, ou clique aqui para conferir em outras plataformas digitais.
O álbum está na playlist de lançamentos do site, atualizada semanalmente com as melhores novidades do rock e metal. Siga e dê o play!
The Mars Volta – “Que Dios Te Maldigas Mi Corazon”
- Blacklight Shine (Acoustic)
- Graveyard Love (Acoustic)
- Shore Story (Acoustic)
- Blank Condolences (Acoustic)
- Vigil (Acoustic)
- Que Dios te maldiga mi corazon (Acoustic)
- Cerulea (Acoustic)
- Flash Burns From Flashbacks (Acoustic)
- Palm Full of Crux (Acoustic)
- NoCaseGain (Acoustic)
- Tourmaline (Acoustic)
- Equus 3 (Acoustic)
- Collapsible Shoulders (Acoustic)
- The Requisition (Acoustic)
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.