Como o MTV Unplugged ajudou a acabar com o heavy metal, segundo Dee Snider

Vocalista do Twisted Sister entende que o programa teve papel decisivo no declínio do gênero no início dos anos 1990

O MTV Unplugged foi um fenômeno de proporções globais. A ideia da MTV ajudou a apresentar artistas a um novo público, além de reabilitar carreiras – vide o Brasil, onde quase todos os nomes representativos do pop rock dos anos 1980 experimentaram um revival de popularidade graças à iniciativa.

Porém, nem todos são adeptos da ideia. Questionado por um fã no Twitter se havia sido abordado pelo canal para uma versão do Twisted Sister, o vocalista Dee Snider descartou a possibilidade.

“Eu tenho aversão total ao MTV Unplugged. Sempre há alguém para sugerir que, de alguma forma, não seríamos ‘legítimos’ se não pudéssemos tocar nosso material no formato acústico. Minha resposta para a MTV foi: ‘Quando Paul Simon ou Tracy Chapman se conectarem a uma pilha Marshall e mandarem ver, eu desplugarei’.”

- Advertisement -

Depois que outro fã destacou que “aversão” poderia ser uma expressão muito forte, Dee acrescentou:

“Eu ia dizer ‘ódio’, mas achei que aversão seria melhor. Eu não apenas odiei o Unplugged, mas acredito que foi parcialmente responsável pelo declínio do metal no início dos anos 90. Quero dizer, quando você só lança baladas e para de tocar instrumentos elétricos… não é mais metal, é?”

Sobre o MTV Unplugged

O MTV Unplugged teve início em 1989, como um programa convencional encaixado na programação da MTV. Em sua primeira temporada, como precisava realmente ser inserido na grade, contava com um tempo máximo de aproximadamente 25 minutos – estendia-se para 30 com os comerciais entre blocos – e, muitas vezes, dois artistas dividindo o espaço.

Leia também:  A banda que fez Kirk Hammett se apaixonar por heavy metal

Os ares mais pomposos só vieram posteriormente, quando já era garantido o sucesso da proposta, e vários chegaram ao público em versões físicas (CD, VHS, DVD e afins).

Sobre Dee Snider

Nascido em Nova York, Dee Snider entrou para o Twisted Sister em 1976. Apesar de a banda já existir à época, assumiu a liderança, sendo responsável pela composição das músicas.

Após o primeiro fim da banda, se juntou a Bernie Tormé, Clive Burr e Marc Russel no Desperado. O grupo existiu entre 1988 e 1990, mas teve seu único disco, “Bloodied But Unbowed”, lançado apenas em 1996.

De 1991 e 1994 comandou o Widowmaker. Novamente com o baixista Marc Russel e o baterista Joey Franco, além do guitarrista Al Pitrelli, lançou dois discos antes da separação.

Leia também:  Lita Ford diz que muitos estranhavam ao ver uma mulher tocando guitarra

Em carreira solo, lançou uma série de discos, além do Van Helsing’s Curse, espetáculo teatral onde era narrador e atuava.

Entre várias aparições em TV e rádio, atuou como apresentador do “Heavy Metal Mania”, primeiro programa especializado no gênero a ser produzido pela MTV.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesComo o MTV Unplugged ajudou a acabar com o heavy metal, segundo...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

1 COMENTÁRIO

  1. De cabeça lembro de assistir 10000 Maniacs, Nirvana, Hole, Pearl Jam, Stone Temple Pilots, Kiss, Alice in Chains e alguns trechos de Vixen…as versões brasileiras eram meio fracas, Legião foi mais ou menos…desses o Pearl Jam foi o que colocou mais agressividade por incrível que pareça, lembro!!!! Tenho boas lembranças, porque era uma época em que a MTV ainda prestava e tinha algo interessante, não tinha se rendido totalmente a mídia e ao modismo brasileiro!!!! Hoje em dia MTV é isso, se fosse escolher entre MTV e a Mixtv que também teve os seus dias de glória…escolheria a Mixtv!!!! Valeu!!!

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades