Para Uli Jon Roth, heavy metal é caricatura de hard rock e não trouxe nada novo

Ex-guitarrista do Scorpions é um ferrenho crítico do gênero, apesar de ter ajudado a moldá-lo; uma banda é exceção

Especialmente por seu trabalho nos tempos de Scorpions, Uli Jon Roth foi uma grande influência para os guitarristas de heavy metal que vieram depois dele. Acontece que o músico nunca foi um grande fã do gênero.

Em entrevista ao BraveWords, o músico teceu críticas ao metal, especialmente ao que o estilo se tornou com o passar dos anos. Para ele, o som pesado das décadas de 1980 e 1990 soa “corporativo” em comparação ao que foi feito nos anos 1960 e 1970, hoje classificado por muitos como hard rock.

“Não haveria heavy metal sem bandas como Cream e Led Zeppelin, mas todos esses são completamente diferentes do que o metal é hoje em dia. Eles eram muito mais desafiadores, muito mais perigosos no verdadeiro sentido da palavra, porque tudo aquilo nunca tinha sido feito antes. Eu me lembro como era ouvir Jimi Hendrix lá atrás, o som era revolucionário. Agora, o metal dos anos 80 e 90 se tornou muito mais corporativo. Eles usavam mais agressão, mais alto, mais rápido, o que quer que seja, achando que isso os deixaria mais ‘perigosos’. Mas para mim, não são.”

- Advertisement -

Roth segue com os comentários, agora em referência ao andamento acelerado das músicas.

“Os pés, o pedal, sempre está em 120 (bpm, batidas por minuto). Não em 110, em 120. A velocidade é muitas vezes totalmente além da conta e tudo é hiperdistorcido e hiperagressivo, até a última gota. Então, é quase como uma caricatura do que foi um dia, é assim que soa para mim. É por isso que não sou um fã de metal, nunca fui.”

A exceção: o Iron Maiden

Apesar de seu posicionamento, Uli Jon Roth entende que há uma exceção à regra: o Iron Maiden. O guitarrista diz já ter conversado com Bruce Dickinson sobre o assunto e, para ele, a banda de Steve Harris ainda é mais hard rock do que metal. Dickinson concordou.

“Porque o Maiden ainda é oldschool. Eles ainda tocam com essas dinâmicas. Sim, eles tocam distorcido, mas eles ainda têm esse tipo oldschool de toque orgânico, esse sentimento orgânico que você quase pode tocar com as mãos.”

Uli Jon Roth, um dos criadores do heavy metal

Apesar de não gostar do estilo, Uli Jon Roth é frequentemente creditado como um dos criadores do heavy metal moderno, citado como influência por muitos dos músicos da cena dos anos 80, que ele diz não gostar. Em entrevista à Guitar World, ele relembrou o que pensava sobre o assunto já na época.

“Muitas pessoas me dizem que criei esse estilo e acho que provavelmente há alguma verdade nisso. Mas nunca analisei muito porque, nos anos 1980, parei de ouvir o que estava acontecendo. Não prestei atenção em nada, achei tudo desinteressante. Para mim, a direção em que o heavy metal se enveredou era chata. Queria ir quase na direção oposta.”

Leia também:  As músicas dos Beatles em “Sgt. Peppers” que John Lennon não gostava

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPara Uli Jon Roth, heavy metal é caricatura de hard rock e...
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

1 COMENTÁRIO

  1. Também concordo em parte…acredito que a base do Metal nem sempre é lembrada pela a geração atual, Iron Maiden tem muito dessa coisa dos anos 60 e 70 embutida em seu som com riffs e baixo galopantes, bateria influenciada pelo Cream e letras sempre bem cadenciada com o ritmo e som!!!! O metal em si é mais veloz, reto e algumas bandas o torna o som mais progressivo e dinâmico!!!! Eu já citei algo parecido em termos: que as vezes gosto e preferência se misturam para dar uma opinião sobre determinado estilo ou banda…difícil alguém que acompanhou toda aquela fase dos Beatles, Stones, anos 60 e 70 gostar das bandas atuais que tocam o tão bom e determinado Heavy Metal!!!! Assim como muitos da geração atual não procuram saber ou conhecer bandas dos anos 60 e 70 que ajudaram a influenciar e quem sabe a inventar o Heavy metal, mesmo que sem querer querendo!!!! Acredito que quando uma coisa boa estar para nascer, uma hora aparecer e assim vai…foi o que aconteceu com o termo Heavy Metal!!!! valeu!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades