A regra é clara: um bom filme de super-herói tem que ter superpoderes, uniformes escalafobéticos, personagens coadjuvantes em perigo, um supervilão com um plano mirabolante pra conquistar ou destruir o mundo (talvez até o universo) e, obviamente, cenas pós-créditos. Preferencialmente, duas. A Marvel cravou isso como padrão e hoje todo mundo segue o livro de regras, inclusive a DC, a popular Distinta Concorrência. Não seria diferente em “Shazam! Fúria dos Deuses”.
As cenas pós-créditos geralmente servem como conexão entre os filmes de um universo expandido, prometendo coisas que aconteceriam numa eventual continuação ou então em novos filmes com aqueles personagens. Mas como a DC nos cinemas está em processo de reconstrução, não fica claro ainda como as cenas pós-créditos de “Shazam! Fúria dos Deuses” se encaixam neste plano maior.
De qualquer maneira, para quem ficou curioso e não liga pra spoilers, a gente conta quais são. Se você se importa com spoilers, saiba apenas que há duas cenas pós-créditos em “Shazam! Fúria dos Deuses”.
As cenas pós-créditos de “Shazam! Fúria dos Deuses”
Cena 1 – A Convocação
A primeira cena pós-créditos de “Shazam! Fúria dos Deuses”, logo depois dos chamados “créditos animados”, mostra a dupla John Economos (Steve Agee) e Emilia Harcourt (Jennifer Holland), já vistos anteriormente tanto no segundo filme do Esquadrão Suicida quanto na série “Pacificador”, indo cumprir uma missão em nome de Amanda Waller (Viola Davis).
A missão é encontrar um herói muito poderoso (porém imaturo) para recrutá-lo para um time de seres superpoderosos. O tal herói, claro, é o próprio Shazam, que está num posto de gasolina abandonado, despretensiosamente treinando tiro ao alvo com garrafas vazias e usando seus próprios relâmpagos.
Ele se surpreende com a chegada dos agentes e mais ainda quando eles dizem que o conhecem e o chamam por seu nome verdadeiro, Billy Batson. Mas então vem o convite: ele quer integrar a Sociedade da Justiça? De imediato, ele aceita, embora questione: “espera, não é a Liga da Justiça? São times diferentes? Qual é o da Mulher-Maravilha? Tenho aqui algumas sugestões de outros nomes…”.
No fim, ele diz SIM e os dois agentes vão embora.
Vale lembrar que a Sociedade da Justiça é o time – de formação flexível – que apareceu no filme do Adão Negro (que, lembremos, é um vilão originalmente antagonista do Shazam nas HQs) e que traz como integrantes nomes como Gavião Negro, Esmaga-Átomo, Ciclone e o finado (será?) Senhor Destino.
Como James Gunn, um dos novos donos da DC nos cinemas, já tinha deixado claro, personagens da “antiga” DC cinematográfica como Shazam, Flash e Aquaman, que ainda terão filmes este ano, podem ter espaço no futuro deste universo. Nada está cravado em pedra. Talvez as bilheterias sejam o fator determinante…
Cena 2 – A Piada Inevitável
Já a segunda das cenas pós-créditos de “Shazam! Fúria dos Deuses”, bem no final das letrinhas, é mais uma graça que se conecta com a cena pós-créditos do primeiro filme, na verdade. E não, não estamos falando da aparição do Superman. Mas sim da outra sequência do filme original.
Trancafiado em uma cela, agora barbudo, o vilão do filme anterior – e antagonista mais clássico do Shazam – o Doutor Silvana (Mark Strong) recebe mais uma vez a visita do Senhor Cérebro, a lagarta falante alienígena que é um dos vilões cult mais queridos do herói nos gibis (e cuja voz é do próprio diretor do filme, David F. Sandberg). A cena do primeiro filme dava a entender que, de alguma forma, ele estava tramando algo imenso e contaria com a ajuda de Silvana para executar. Mas nenhum dos dois é sequer mencionado na continuação, o que poderia ter frustrado os fãs das antigas.
Cérebro aparece novamente na janelinha, prometendo que o plano está em andamento, qualquer que ele seja, e deixa Silvana louco da vida. “Mas eu estou aqui há dois anos esperando!”. A lagartinha maléfica então diz que é difícil, que ela precisa rastejar pra lá e pra cá, que demora mesmo. Mas afirma que em breve tudo vai acontecer. Só que ele tem outras coisas pra resolver. E sai de cena de novo, fazendo Silvana pirar outra vez… e a plateia gargalhar.
Existem de fato planos para o Senhor Cérebro no mundo DC de James Gunn? É o tipo de personagem B que ele mesmo adoraria. Mas, sinceramente, neste momento, duvido muito.
*“Shazam! Fúria dos Deuses” chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (16).
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.