Em nota oficial, o Hawkwind confirmou o falecimento do guitarrista Mick Slattery. Ele tinha 77 anos e foi um dos fundadores da banda junto do vocalista e multi-instrumentista Dave Brock. Os dois se conheceram no grupo psicodélico inglês The Famous Cure. Participou apenas do primeiro álbum, homônimo, lançado em 1970.
Diz o comunicado publicado nas redes sociais:
“Lamentamos compartilhar a triste notícia de que nosso velho amigo e membro fundador do Hawkwind, Mick Slattery, faleceu pacificamente em casa no dia de São Patrício, 17 de março de 2023, aos 77 anos, após uma curta doença.”
Slattery continuou a fazer música nas décadas seguintes, participando até mesmo de dissidências do grupo que o tornou reconhecido, como o Nik Turner’s Space Ritual e Alan Davey’s Hawkestrel.
Sobre o Hawkwind
Fundado em 1969, o Hawkwind foi precursor do subgênero popularmente conhecido como space rock, misturando hard, progressivo, psicodélico e free jazz. Entre os músicos conhecidos que passaram pelo grupo estão figuras icônicas como Lemmy Kilmister (Motörhead) e Ginger Baker (Cream).
Apesar de nunca ter alcançado o mainstream, a banda emplacou 22 álbuns seguidos na parada britânica entre 1970 e 1993. “In Search of Space”, segundo de estúdio, é o maior sucesso da carreira, tendo faturado disco de ouro no Reino Unido.
“The Future Never Waits”, 35º trabalho de inéditas, sai no próximo dia 28 de abril, via Cherry Red Records. A formação atual traz o vocalista, guitarrista, tecladista e único membro original, Dave Brock, acompanhado por Magnus Martin (guitarra e teclados), Doug MacKinnon (baixo), Tim “Thighpaulsandra” Lewis (teclados e sintetizadores) e Richard Chadwick (bateria).
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.