Diversos astros do rock reagiram nas redes sociais à morte de Gary Rossington. O guitarrista do Lynyrd Skynyrd, último sobrevivente da formação original da banda, nos deixou no último domingo (5), aos 71 anos. Um dos fãs a demonstrar seu apreço foi James Hetfield, frontman do Metallica.
Em uma publicação compartilhada nas redes do Metallica, Hetfield definiu o Skynyrd como uma de suas bandas favoritas de todos os tempos. A imagem trouxe o vocalista e guitarrista tocando ao lado de Rossington. Veja abaixo.
“Descanse em paz, irmão Gary. Obrigado por ter me trazido tanta alegria com sua guitarra e suas composições em uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos, Lynyrd Skynyrd.”
Metallica e Lynyrd Skynyrd
Embora seja uma das referências do thrash metal, o Metallica nunca negou a influência do Lynyrd Skynyrd, ícone do southern rock, em seu som. Diversos momentos da carreira do grupo de música pesada mostram isso.
Um deles se materializou em gravação: um cover de “Tuesday’s Gone”, presente no álbum de versões “Garage Inc” (1998).
Em entrevista à Rolling Stone, James Hetfield também citou “Free Bird” como sua música favorita de todos os tempos. Além de curtir a canção em si, o vocalista e guitarrista revelou ter uma identificação com a letra.
“Nada supera essa balada da classe trabalhadora. ‘Free Bird’ se encaixa na minha vida durante os primeiros 20 anos na estrada – não me apegando muito às coisas, vivendo a vida em prol daquele momento e seguindo adiante.”
Dave Mustaine, primeiro guitarrista do Metallica e futuramente líder do Megadeth, disse que uma das composições mais célebres de seu período com a banda foi diretamente inspirada pelo Lynyrd Skynyrd. Também à Rolling Stone, ele contou que “The Mechanix”, renomeada “The Four Horsemen”, traz um riff bastante similar ao de “Sweet Home Alabama”.
“Cliff (Burton, baixista) e eu nos tornamos muito próximos. Lembro que ele gostava muito do Lynyrd Skynyrd. Houve um dia que estávamos indo ensaiar escutando ‘Sweet Home Alabama’. Depois, Lars (Ulrich, baterista) disse ‘precisamos desacelerar esta parte do meio da música’. Aí eu toquei o riff de ‘Sweet Home Alabama’, ele não conhecia. Lars achou f#da. Então, enfiei o riff ali. Dave Mustaine e Lynyrd Skynyrd criaram ‘The Four Horsemen’.”
Outros tributos a Gary Rossington
Mais ícones do rock e metal fizeram homenagens a Gary Rossington em suas redes sociais. Um deles foi o baixista David Ellefson, ex-Megadeth, que destacou:
“Chocante e triste saber da morte do lendário Gary Rossington, do Lynyrd Skynyrd!
Sou fã desde o álbum ao vivo ‘One More For/From The Road’ nos anos 70 e seu igualmente impressionante backline de amplificadores Peavey Electronics, este se tornou um item básico em minha vitrola nos meus anos de formação musical.
Avançando para 2004, quando eu estava supervisionando as Relações Artísticas para Peavey, decidi recriar aquele lendário backline de amplificadores para o Skynyrd em sua turnê de 40º aniversário naquele ano.
Tornei-me amigo de Gary durante esse tempo e tivemos muitas conversas excelentes nos anos seguintes, desde os shows da NAMM até o festival Hellfest Open Air. Para o mundo externo, parecia que Gary estava em seu mundinho pequeno, mas ele sempre me deixava entrar e confiava em mim como um amigo de música daqueles dias de Peavey.
Orações e condolências à sua família, amigos e banda… ele e seu lendário trabalho de guitarra deixarão saudades em todos nós.”
Veja mais reações a seguir.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.