Glen Lockett, conhecido por seus amigos e fãs de hardcore como SPOT, morreu neste sábado (4), aos 72 anos. O anúncio foi feito por Joe Carducci, um dos proprietários da SST Records, lendária gravadora independente americana que lançou bandas como Black Flag, Minutemen, Hüsker Dü, Meat Puppets e Descendents, todas produzidas por SPOT.
No anúncio feito via Facebook, Carducci explicou como o amigo desde o final de 2021 necessitava de oxigênio após a fibrose cística comprometer sua atividade pulmonar. Há três meses, o produtor foi internado em um hospital em Sheboygan, no estado americano de Wisconsin, em decorrência de um derrame.
Joe Carducci escreveu sobre o produtor:
“[SPOT] escrevia seu nome com todas as letras maiúsculas e um ponto no meio do O. Ele começou tocando e gravando jazz em Hermosa Beach, e pegou o imediatismo de jazz ao vivo e aplicou na gravação de bandas contra as tentativas prevalentes de suavizar ou industrializar um movimento de arte sonoro baseado num retorno ao básico. Quando se aproximava da mesa, SPOT ficava numa pose tipo Elvis e então, apontando para todos os botões, ele dizia numa voz que nem do Louis Armstrong: ‘isso vai ser gelatinoso!’.”
Sobre Glen “SPOT” Lockett
Filho de uma nativa-americana com um afro-americano parte do grupo lendário de aviadores de Tuskegee, Glen “SPOT” Lockett era músico antes de se tornar produtor, função que aprendeu na prática. Começou a relação de trabalho com a SST depois de presenciar um show do Black Flag.
Dali em diante, tornou-se o produtor e engenheiro residente da gravadora, sendo responsável pela produção de clássicos do hardcore como “Damaged” (1981), do Black Flag; “Milo Goes to College” (1982), do Descendents; e “Zen Arcade” (1984), do Hüsker Dü.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.