Os guitarristas favoritos do lendário Carlos Santana

Astro citou instrumentistas díspares em suas influências, estilos e o que ofereceram à música

A guitarra de Carlos Santana tem um senso melódico totalmente próprio. Basta uma nota para identificar a arte que consagrou o músico e influenciou incontáveis admiradores e aspirantes.

Mas o próprio também possui seus instrumentistas preferidos. Em artigo escrito para a Rolling Stone (resgatado pela Far Out Magazine), ele citou alguns nomes de seu agrado. O primeiro foi um colega de Woodstock: Jerry Garcia, do The Grateful Dead.

“A maioria das pessoas que toca blues é muito conservadora. Jerry Garcia pintava fora do quadro. Misturava blues com bluegrass e Ravi Shankar. Ele tinha country e música espanhola. Havia muito de Chet Atkins nele – subindo e descendo os trastes. Mas você sempre pode ouvir um tema em sua execução. É como colocar contas em um cordão, em vez de jogá-las pela sala. Jerry tinha um tremendo senso de propósito. Quando fizer um solo, vá até onde for suficiente e passe a bola para o próximo cara. Foi assim que Jerry trabalhou. Ele era o sol do The Dead. Todos orbitavam ao seu redor.”

- Advertisement -
Leia também:  A opinião de Phil Collins sobre músicas solo e do Genesis em “Psicopata Americano”

Em uma entrevista ao jornalista Steve Newton, resgatada pela mesma publicação, Carlos citou outros nomes.

“Meu círculo inclui Wes Montgomery, Jimi Hendrix, B.B. King e Manitas de Plata – que é o meu favorito no flamenco, enquanto quase todo mundo cita Paco de Lucia. Também tenho que mencionar Otis Rush.”

Sobre Carlos Santana

Nascido em Autlán, México, Carlos Augusto Santana Alves aprendeu a tocar violino com 5 anos, passando para a guitarra aos 8. Foi influenciado e incentivado pelo pai, um músico mariachi. Destacou-se com a banda que leva seu primeiro sobrenome, sendo pioneiro na fusão do rock com a música latina.

Além da longa lista de convidados no Santana, também lançou discos em parceria com Buddy Miles, John McLaughlin, Alice Coltrane e seu irmão Jorge, entre outros. Ganhou 10 Grammy e 3 Grammy Latino até hoje. Foi induzido ao Rock and Roll Hall of Fame em 1998.

Leia também:  Os maiores desafios ao fazer o 1º Rock in Rio, segundo Roberto Medina

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesOs guitarristas favoritos do lendário Carlos Santana
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades