Tanto Harry Styles quanto The Weeknd conseguiram feitos históricos no Spotify recentemente. No caso do ex-integrante do One Direction, sua música “As It Was”, presente no disco “Harry’s House” (2022), recebeu o título de faixa mais ouvida mundialmente no streaming em 2022.
Já o canandense virou o dono da canção mais reproduzida do Spotify de todos os tempos com “Blinding Lights”. A música do álbum “After Hours” (2020) ultrapassou “Shape of You”, de Ed Sheeran, lançada em 2017, e acumula atualmente 3,450 bilhões de streams.
Além de bater recordes, ambos os singles tem algo em comum: a notória semelhança com “Take on Me”, do A-ha, do disco de estreia “Hunting High and Low” (1985). Compare nos players abaixo.
Em entrevista ao site Music Radar, os veteranos foram perguntados a respeito do assunto. Na opinião do guitarrista Paul Waaktaar-Savoy, é perceptível a influência do synthpop da banda não só nesses dois casos, como de maneira geral:
“Você definitivamente percebe elementos iguais em certas faixas e pensa ‘ah, isso soa familiar’. E é assim que acontece.”
A-ha honrado
Magne Furuholmen, tecladista, ainda disse ficar honrado em ver como o trabalho do A-ha continua impactando a nova geração de músicos. Ele não acha que Harry Styles ou The Weeknd plagiaram a banda de fato e sim, se inspiraram – o que, em suas palavras, não é um problema.
“É muito louco perceber que o que você fez há 40 anos ainda tem relevância para as gerações que estão surgindo. Nossos fãs são muito leais e sempre que sai uma música que parece com alguma de nossas faixas, eles falam ‘vocês devem processar esses caras, vocês merecem ser creditados’. Na verdade, é uma honra e um privilégio enorme ser citado, ser imitado, ser copiado. Quero dizer, isso é bom na música pop.”
Por fim, o artista destaca que o trio, composto também por Morten Harket (vocalista), não acreditava que faria um sucesso estrondoso com seu primeiro álbum de estúdio.
“Estávamos apenas fazendo música na época, insistindo e tentando acertar. Acho que nenhum de nós percebeu o quão impactante seria nosso primeiro álbum. Nós acreditávamos nisso, mas não sabíamos que, por causa dele, 99% dos ouvintes de música daquele momento escutariam A-ha.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.
Muitos artistas, músicos não veem por esse lado, apenas processam e assim vai!!!! A influência seria mais ou menos o que acontece em sala de aula, vc se inspira e admira como o professor de tal matéria lhe ensina e dar aula…e assim muitos alunos acabam também se tornando professor por causa de como foram passadas as lições de casa, valeu!!!!
As vezes influência nem sempre é cópia e sim um caminho a ser seguido…até que algum dia vc consiga desenvolver o seu estilo, gosto de desenhar e minhas influências sempre foi do desenho Caverna do Dragão e Thundercats dos anos 80, são traços de anime com desenho americano que me agradam e que até hoje sigo, valeu!!!!