Nenhum guitarrista possui associação mais íntima com o wah wah do que Kirk Hammett – ao menos no imaginário coletivo. O membro do Metallica é o primeiro nome lembrado por aspirantes a músicos e conhecedores gerais dos aspectos técnicos.
Porém, ao contrário do que muitos podem pensar, o pedal de efeitos não faz parte do arsenal do instrumentista na hora de criar novas músicas. Quem garantiu foi o próprio, em entrevista à revista Guitar World em 2021.
“Nunca compus usando o wah wah. Ele sempre vem depois, como um complemento. Não sou da escola de Eric Clapton, que se vale do efeito o tempo todo. Só o faço quando quero adicionar mais intensidade e emoção.”
Um dos momentos mais icônicas com o efeito ocorre no solo de “Enter Sandman”, uma das canções mais conhecidas da banda. Nem mesmo nessa Kirk se valeu do seu símbolo.
“Criei todos os solos do ‘Black Album’ em torno de uma semana. No caso de ‘Enter Sandman’, na segunda ou terceira vez que a tocamos ele já estava pronto.”
Metallica, “72 Seasons” e “M72”
“72 Seasons”, novo disco do Metallica, sai no próximo dia 14 de abril. O trabalho foi produzido por Greg Fidelman, em parceria com James Hetfield e Lars Ulrich.
A turnê de divulgação, chamada “M72”, terá início duas semanas mais tarde. O formato contará com dois shows em cada cidade, com repertório e atrações de abertura variando entre as datas. Por hora, apenas Europa e América do Norte possuem shows confirmados.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.