Jimmy Page é um dos nomes mais associados com a Les Paul na história do rock, mas não foi sempre assim. Em uma publicação feita em sua página no Instagram, o guitarrista do Led Zeppelin contou a história de como Joe Walsh, dos Eagles, o convenceu a trocar de modelo de instrumento.
Desde sua época nos Yardbirds até o início do Led Zeppelin, Page utilizava duas guitarras principais: uma Fender Telecaster que ganhou de Jeff Beck e uma Danelectro 59. Walsh, então líder da James Gang, lhe ofereceu um instrumento novo antes de um show no Fillmore East, ainda na turnê do primeiro álbum do Zeppelin.
“Joe trouxe uma Les Paul Standard junto com ele para um show no Fillmore East durante a primeira etapa da nossa turnê americana e disse: ‘você precisa dessa guitarra’. Eu disse: ‘olha, eu não preciso dela, Joe, eu tenho uma Les Paul Custom’.”
O Led Zeppelin estava em sua primeira turnê e a popularidade crescente do grupo acarretava neles tocando casas cada vez maiores. Um instrumento mais potente que uma Telecaster ou uma Danelectro era necessário. Page escreveu:
“Eu sabia que Les Pauls eram bem fáceis de usar, porque produzem um sinal potente quando plugadas num amplificador, por causa dos captadores de duas bobinas (humbucker), enquanto a Telecaster tem captadores de bobina única (single-coil). Com o tipo de volume que eu agora precisava ao vivo, apesar de estar usando feedback controlado, a Telecaster estava começando a guinchar um pouco.”
Jimmy Page e a Les Paul
Ao tocar a Les Paul de Joe Walsh, Jimmy Page percebeu que era capaz não somente de controlar facilmente o feedback criado pela guitarra e amplificador, mas também controlar a nota e frequência deste. Isso foi o suficiente para ele decidir comprar o instrumento do amigo.
Page estava burilando uma mudança de sonoridade para o segundo disco do Led Zeppelin e a aparição da Les Paul Standard o fez encontrar a solução. A guitarra foi o foco do álbum e se tornou o principal instrumento ao vivo do músico pelo resto da carreira do grupo.
Confira abaixo o post de Instagram de Jimmy Page contando a história:
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.