O diretor James Cameron insistiu em diversas entrevistas que seria praticamente impossível o personagem Jack (Leonardo DiCaprio) ter sobrevivido no final de “Titanic”. Mesmo após diversas teorias dos fãs, a justificativa do cineasta era de que a porta de madeira usada por Rose (Kate Winslet) para se salvar não aguentaria o peso dos dois.
Mas parece que existiam outras possibilidades, como mostrará o documentário “Titanic: 25 Years Later with James Cameron”, do canal National Geographic, marcado para sair no dia 5 de fevereiro nos Estados Unidos. Para a produção (via Variety), Cameron contratou especialistas e dois dublês, com altura e peso semelhantes a DiCaprio e Winslet na época das filmagens, a fim de recriar a cena.
Eles realizaram três testes diferentes em uma piscina, com simulação de tremores. No primeiro deles, o diretor mostra que não havia espaço suficiente para ambos deitarem em cima da porta, comprovando sua tese de que o casal afundaria e morreria na água congelante.
Na segunda tentativa, os atores se apoiaram novamente no material de madeira, porém deixaram parte de seus corpos na água, protegendo apenas as partes superiores com os órgãos vitais. Para o diretor, Jack não sobreviveria dessa maneira devido a sua resistência fragilizada, já que seria necessário permanecer na posição por horas.
Por último, Cameron “cansou” os dublês, para tornar a experiência mais real, e fez com que, após o naufrágio, Rose entregasse seu colete salva-vidas ao amado. Ele concluiu que essa seria uma forma de Jack ter permanecido vivo.
“Assim Jack está estabilizado. Se fizéssemos isso, ele poderia ter conseguido aguentar até que o bote salva-vidas chegasse. Jack poderia ter sobrevivido, mas há muitas variáveis. Acho que o processo de pensamento dele foi: ‘eu não vou fazer uma coisa que coloque Rose em risco’, e isso é 100% do personagem.”
O programa “Good Morning America” divulgou alguns momentos do documentário. Eles podem ser assistidos, em inglês, abaixo:
“Titanic” de volta aos cinemas
Em comemoração aos 25 anos de “Titanic”, o filme voltará mundialmente aos cinemas. No Brasil, o longa estará disponível em 3D, numa versão remasterizada em 4K, a partir do dia 9 de fevereiro. Assista ao trailer legendado:
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.