O Gorillaz lançou nesta segunda-feira (27) a edição deluxe de seu oitavo álbum de estúdio, “Cracker Island”. Na versão expandida há cinco faixas inéditas, sendo uma delas com o funkeiro brasileiro MC Bin Laden.
Intitulada “Controllah”, a colaboração possivelmente foi gravada durante a passagem do grupo no Brasil em maio do ano passado. Na ocasião, o projeto comandado por Damon Albarn (Blur) realizou apresentações em São Paulo e Rio de Janeiro, como parte do festival MITA, além de Curitiba.
À época, eles realizaram com o MC uma sessão de gravação no estúdio RockIt, do guitarrista Dado Villa-Lobos (Legião Urbana), no Rio de Janeiro, e finalizaram duas músicas juntos. “Controllah” tem versos em português e refrão em inglês que menciona “as ondas do Rio de Janeiro”. Ouça no player abaixo ou clicando aqui.
“Captain Chicken”, com Del The Funky Homosapien; “Crockadillaz”, com De La Soul e Dawn Penn; “Silent Running” na versão 2D Piano com Adeleye Omotayo; e um remix de “New Gold”, de Dom Dolla, são as outras faixas bônus da edição deluxe. Confira na íntegra abaixo.
Gorillaz e MC Bin Laden
O vocalista e guitarrista Damon Albarn disse em uma entrevista para a edição espanhola da revista Rolling Stone, ainda em 2021, que gostaria de trabalhar com o MC Bin Laden. O frontman conheceu o som do funkeiro por meio do rapper Slowthai, que já colaborou com a banda virtual.
Em entrevista ao G1, MC Bin Laden revelou como foi o primeiro contato:
“Soube da entrevista, mas a gente não viu nada, e eu acabei mandando mensagem para eles no Instagram. Aí a assessora dele respondeu, começamos a conversar e eu coloquei ela em contato com meu assessor também. Quando ela respondeu, ele já estava aqui no Brasil, em Curitiba. Eles falaram que iam estar no Rio de Janeiro e que topariam encontrar. E se rolasse, se batesse a energia, a ideia era a gente fazer um som junto. Aí eu fui para o Rio.”
Uma das músicas que fizeram juntos, de acordo com o MC, parecia “festa junina”, com pegada brasileira misturada a um “gravezão” gringo e letra ousada na veia do “funk underground”, com um trecho que dizia “sua prima me mamou”. Já a outra, provavelmente “Controllah”, foi descrita com uma “vibe relax”, “brisada e viajada”, com as características típicas do Gorillaz.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.