De “Top Gun” a “Batman Eternamente”, Val Kilmer interpretou os mais diversos papeis em sua conceituada carreira. Porém, nenhum exigiu tanto preparo quanto viver Jim Morrison em “The Doors”, cinebiografia lançada em 1991 e dirigida por Oliver Stone.
Apesar de criticada por alguns – inclusive os colegas de banda do vocalista –, a performance do ator contou com dedicação ímpar. Para a audição, Kilmer se gravou por oito minutos enquanto agia como as várias personas que Morrison adotou ao longo de sua carreira. No final das filmagens, estava tão obcecado com a música da banda e a vida do frontman que precisou fazer terapia para se recuperar adequadamente.
Em entrevista ao jornalista Bobbie Wygant (transcrita pelo site Far Out Magazine), ele declarou:
“Eu não fui seduzido por seu estilo de vida, mas tive que e precisava – para o papel – ser tão disciplinado quanto ele nessas escapadas. Jim era um bêbado muito disciplinado tanto quanto era um artista disciplinado. Quero dizer, ele estava procurando por inspiração a cada segundo do dia.”
Ao longo de sua preparação, Kilmer aprendeu cerca de 50 músicas do The Doors, das quais 15 acabaram entrando no filme. Conta-se que até mesmo o baterista John Densmore e o guitarrista Robby Krieger confundiram sua voz com a de Morrison em uma gravação apresentada a eles, tamanha a semelhança vocal, além da física, que já era impressionante.
Muito disso se deveu também à colaboração do produtor Paul A. Rothchild, que lhe contou histórias sobre o frontman da banda e ajudou com com algumas expressões e maneirismos.
Apesar da dedicação, o filme dividiu opiniões especialmente pela visão apresentada pelo diretor Oliver Stone. Críticas foram feitas à falta de rigor histórico e como Jim foi retratado.
Val Kilmer, Jim Morrison e o filme “The Doors”
“The Doors”, o filme, faturou cerca de US$ 34 milhões em bilheteria, superando por pouco os US$ 32 milhões investidos em sua produção.
Antes de Val Kilmer, Oliver Stone chegou a oferecer o papel de protagonista a Ian Astbury. O vocalista do The Cult recusou por não concordar com a maneira como seu ídolo era retratado no roteiro. Bono (U2) e Michael Hutchence (INXS) se interessaram, mas não foram efetivamente considerados.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.