Nascido em Düsseldorf, Alemanha Ocidental, Uli Jon Roth é um dos criadores do que viria a ser conhecido como metal neoclássico, estilo que juntava o lado mais pesado do rock com a teoria da música clássica.
Sua influência em bandas e instrumentistas dos anos 1980 são enormes, especialmente considerando a cena europeia. Porém, em entrevista à Guitar World, o alemão confessou não se identificar com o período em questão.
“Muitas pessoas me dizem que criei esse estilo e acho que provavelmente há alguma verdade nisso. Mas nunca analisei muito porque, nos anos 1980, parei de ouvir o que estava acontecendo. Não prestei atenção em nada, achei tudo desinteressante. Para mim, a direção em que o heavy metal se enveredou era chata. Queria ir quase na direção oposta. Mas isso não estava na moda porque o espírito da época era o metal, impulsionado pela mentalidade do público, das grandes gravadoras, da MTV e do público em geral.”
Para o guitarrista, componentes culturais influenciaram a mentalidade da qual queria se distanciar.
“Foi a era do rock de estádio corporativo americano. Achava isso totalmente chato e sem imaginação. Quero dizer, é ótimo tocar em um estádio? Sim, ok, claro, sempre gostei disso, embora seja meio bizarro porque a qualidade real do som geralmente é atroz. Mas é o que é, um evento emocionante. Coisas assim sempre serão empolgantes simplesmente porque há tantas pessoas dançando a mesma música ao mesmo tempo. E embora eu ache isso fascinante, ao mesmo tempo, a música necessária para encher um estádio não é remotamente o tipo de música que gosto de ouvir no meu tempo livre.”
Saída do Scorpions
Uli Jon Roth admite que suas ideias já não se adaptavam ao contexto do final dos anos 1970, o que o levou a abrir mão de uma carreira bem-sucedida do ponto de vista comercial.
“Minha mente estava cheia de músicas que eram muito inadequadas para o Scorpions. Eu queria fazer coisas novas e não acreditava que os outros membros da banda iriam gostar, então nem coloquei em discussão. Tínhamos estabelecido uma direção que era muito hard rock e heavy metal. Mesmo que eu tenha ajudado a criar isso, não me sentia mais próximo da ideia.
Eu estava em uma terra de ninguém musical, onde estava ajudando o Scorpions a fazer esse rock pesado, mas em minha mente, ouvia novos sons que queria e precisava explorar. Então, decidi deixar a banda para perseguir esse objetivo. Deixei para trás o que havia feito e nunca mais olhei para trás.”
Sobre Uli Jon Roth
Nos anos 1970, Uli Jon Roth fundou a banda Dawn Road, que se fundiria a Klaus Meine e Rudolf Schenker, prosseguindo a carreira do Scorpions.
Deixou o grupo na virada da década seguinte, formando o Electric Sun. Os três discos de estúdio do grupo foram dedicados a Jimi Hendrix, Anwar Sadat (presidente egípcio que tentou estabelecer a paz no Oriente Médio e acabou assassinado) e Martin Luther King Jr, em sequência.
É o desenvolvedor da Sky Guitar, instrumento personalizado, além de dar palestras musicais e filosóficas com a Sky Academy. Além de breves reuniões com a banda que o consagrou, realiza shows solo e tocou com nomes como Smashing Pumpkins e G3, excursionando com Joe Satriani e Michael Schenker.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.