Uli Jon Roth evitou fazer som pesado nos anos 80: “a direção heavy metal era tediosa”

Apesar de ter influenciado a geração posterior de músicos, ex-integrante do Scorpions não se identificava com ela

Nascido em Düsseldorf, Alemanha Ocidental, Uli Jon Roth é um dos criadores do que viria a ser conhecido como metal neoclássico, estilo que juntava o lado mais pesado do rock com a teoria da música clássica.

Sua influência em bandas e instrumentistas dos anos 1980 são enormes, especialmente considerando a cena europeia. Porém, em entrevista à Guitar World, o alemão confessou não se identificar com o período em questão.

“Muitas pessoas me dizem que criei esse estilo e acho que provavelmente há alguma verdade nisso. Mas nunca analisei muito porque, nos anos 1980, parei de ouvir o que estava acontecendo. Não prestei atenção em nada, achei tudo desinteressante. Para mim, a direção em que o heavy metal se enveredou era chata. Queria ir quase na direção oposta. Mas isso não estava na moda porque o espírito da época era o metal, impulsionado pela mentalidade do público, das grandes gravadoras, da MTV e do público em geral.”

- Advertisement -

Para o guitarrista, componentes culturais influenciaram a mentalidade da qual queria se distanciar.

“Foi a era do rock de estádio corporativo americano. Achava isso totalmente chato e sem imaginação. Quero dizer, é ótimo tocar em um estádio? Sim, ok, claro, sempre gostei disso, embora seja meio bizarro porque a qualidade real do som geralmente é atroz. Mas é o que é, um evento emocionante. Coisas assim sempre serão empolgantes simplesmente porque há tantas pessoas dançando a mesma música ao mesmo tempo. E embora eu ache isso fascinante, ao mesmo tempo, a música necessária para encher um estádio não é remotamente o tipo de música que gosto de ouvir no meu tempo livre.”

Leia também:  A banda que definiu o heavy metal, na opinião de Roger Glover

Saída do Scorpions

Uli Jon Roth admite que suas ideias já não se adaptavam ao contexto do final dos anos 1970, o que o levou a abrir mão de uma carreira bem-sucedida do ponto de vista comercial.

“Minha mente estava cheia de músicas que eram muito inadequadas para o Scorpions. Eu queria fazer coisas novas e não acreditava que os outros membros da banda iriam gostar, então nem coloquei em discussão. Tínhamos estabelecido uma direção que era muito hard rock e heavy metal. Mesmo que eu tenha ajudado a criar isso, não me sentia mais próximo da ideia.

Eu estava em uma terra de ninguém musical, onde estava ajudando o Scorpions a fazer esse rock pesado, mas em minha mente, ouvia novos sons que queria e precisava explorar. Então, decidi deixar a banda para perseguir esse objetivo. Deixei para trás o que havia feito e nunca mais olhei para trás.”

Sobre Uli Jon Roth

Nos anos 1970, Uli Jon Roth fundou a banda Dawn Road, que se fundiria a Klaus Meine e Rudolf Schenker, prosseguindo a carreira do Scorpions.

Leia também:  Lenny Kravitz explica por que usa calça de couro até para malhar

Deixou o grupo na virada da década seguinte, formando o Electric Sun. Os três discos de estúdio do grupo foram dedicados a Jimi Hendrix, Anwar Sadat (presidente egípcio que tentou estabelecer a paz no Oriente Médio e acabou assassinado) e Martin Luther King Jr, em sequência.

É o desenvolvedor da Sky Guitar, instrumento personalizado, além de dar palestras musicais e filosóficas com a Sky Academy. Além de breves reuniões com a banda que o consagrou, realiza shows solo e tocou com nomes como Smashing Pumpkins e G3, excursionando com Joe Satriani e Michael Schenker.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesUli Jon Roth evitou fazer som pesado nos anos 80: “a direção...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades