O U2 confirmou o lançamento da compilação “Songs of Surrender” para o próximo 17 de março – não à toa o Dia de São Patrício, tradicional data festiva irlandesa. O trabalho traz versões reimaginadas para 40 músicas da discografia da banda, com direito a mudanças pontuais em aspectos como arranjos e letras.
A informação foi confirmada aos fãs através de uma carta escrita à mão pelo guitarrista The Edge. Ela foi enviada a pessoas próximas e logo disponibilizada nas redes sociais. Diz o conteúdo:
“O fato é que a maior parte do nosso trabalho foi escrita e gravada quando éramos um bando de rapazes muito jovens. Essas músicas significam algo bem diferente para nós agora. Algumas amadureceram conosco. Outras nós superamos. Mas não perdemos de vista o que nos levou a escrever essas canções em primeiro lugar. A essência delas ainda está em nós, mas como nos reconectar com essa essência quando já mudamos e crescemos tanto?
A música permite que você viaje no tempo, então, começamos a imaginar como seria trazer essas obras conosco para os dias atuais e lhes dar o benefício ou não de uma reimaginação do século 21. O que começou como um experimento rapidamente se tornou uma obsessão pessoal, pois muitas das primeiras canções do U2 cederam a uma nova interpretação. A intimidade substituiu a urgência pós-punk. Novos tons. Novos acordes. Novos tempos e novas letras chegaram. Acontece que essa ótima música é meio indestrutível. Uma vez que rendemos nossa reverência pela versão original, cada música começou a se abrir para uma nova voz autêntica desta época, das pessoas que somos e, particularmente, do cantor que Bono se tornou.”
Separadamente, Bono já havia comentado o projeto no posfácio de seu livro “Songs of Surrender: 40 Songs, One Story”.
“Durante o lockdown, pudemos reimaginar 40 faixas do U2 para a coleção ‘Songs of Surrender’, o que me deu a chance de viver dentro dessas músicas novamente enquanto escrevia este livro de memórias. Também significava que eu poderia lidar com algo que está me incomodando há algum tempo. As letras de algumas músicas que eu sempre senti nunca terem sido totalmente escritas. Elas foram agora, eu acho.”
Uma prévia do trabalho foi disponibilizada com um trecho de “Beautiful Day”, originalmente gravada no álbum “All That You Can’t Leave Behind” (2000).
U2 atualmente
O U2 deve voltar à estrada em 2023. De acordo com informações recentes, a turnê não deve contar com o baterista Larry Mullen Jr., que vem enfrentando uma série de problemas de saúde.
Especula-se que a banda possa ser a atração de inauguração do MSG Sphere, novo espaço para espetáculos com capacidade para 20 mil fãs em Las Vegas.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.
Ansioso pelo resultado dessa repaginada.