O vocalista e guitarrista Tom Verlaine morreu aos 73 anos. A causa ainda não foi informada. Ele se destacou como frontman do Television, banda referencial do punk e da música alternativa norte-americana. Seu álbum “Marquee Moon” (1977) é considerado um dos trabalhos mais influentes do underground do rock.
Apesar de ter feito parte de um movimento caracterizado pela urgência e simplicidade sonora, o Television contava com maior proficiência em seus integrantes, que agregavam influências de jazz e rock dos anos 1960. Não raro, os músicos realizavam jams nas apresentações. O próprio Verlaine havia estudado piano e saxofone na infância e adolescência.
No mesmo período em que a banda dava seus primeiros passos, tocando em casas como o CBGB e Max’s Kansas City, Tom teve um relacionamento com Patti Smith, que também o inspirou a expandir horizontes criativos. Participou de trabalhos dela, inclusive em anos recentes.
Além do Television, o músico fez parte do supergrupo Million Dollar Bashers, com integrantes do Sonic Youth e Wilco. Ainda lançou 10 discos solo e colaborou com outros artistas, incluindo James Iha, guitarrista do Smashing Pumpkins. Como curiosidade, estava em conversas para produzir o segundo álbum de Jeff Buckley quando este veio a morrer de forma trágica.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.