O tributo ao Pantera teve sua participação cancelada em dois festivais na Alemanha por conta de antigas atitudes racistas do vocalista Phil Anselmo. A mais famosa delas aconteceu em 2016, no Dimebash, show tributo ao guitarrista Dimebag Darrell, onde o frontman fez uma saudação nazista e gritou um slogan de supremacia branca para a plateia.
A banda atual, formada por Anselmo, Rex Brown (baixo), Charlie Benante (bateria) e Zakk Wylde (guitarra) se apresentaria no Rock am Ring e no Rock im Park, que acontecem quase simultaneamente entre os dias 2 e 4 de junho, em Nürburgring e Nürnberg, respectivamente. A organização dos dois festivais, que é a mesma, oficializou a saída do grupo da lista de atrações em uma publicação nas redes.
O comunicado diz:
“O Pantera não se apresentará no Rock am Ring e Rock im Park 2023, conforme anunciado. Nas últimas semanas, tivemos muitas conversas intensas com artistas, nossos parceiros e vocês, fãs do festival. Continuamos a lidar com as críticas em conjunto e decidimos retirar a banda da programação.”
Mobilização política
A pressão para o cancelamento dos shows do Pantera foi política, segundo o Blabbermouth. Integrantes do Partido Verde alemão discursaram contra as apresentações no congresso de Nürnberg e fizeram críticas às atitudes de Anselmo em vários momentos da carreira.
Pesou ainda o fato de que a cidade de Nürnberg, conhecida em português como Nuremberg, era um importante centro ideológico da Alemanha nazista. Era lá que o ditador Adolf Hitler organizava marchas e desfiles militares gigantescos para ostentar o poder bélico alemão nos tempos da Segunda Guerra Mundial. Na mesma cidade foi organizado o tribunal pós-guerra que condenou oficiais nazistas por seus crimes.
Compromissos do tributo ao Pantera
Após uma passagem inicial pela América Latina que incluiu o Brasil (com um show ao lado do Judas Priest e outro no Knotfest), o tributo ao Pantera retoma as performances ao vivo em março, no Japão. Em maio, a banda embarca para a Europa e embora as apresentações nos dois festivais tenham sido canceladas, outros festivais europeus continuam na agenda. O grupo ainda toca duas vezes na Alemanha em junho, nas cidades de Berlim e Hamburgo.
Até agora, o grupo não se manifestou a respeito dos cancelamentos.
Controvérsias de Phil Anselmo
Durante a edição 2016 do evento anual conhecido como Dimebash, que celebra a vida e a obra do falecido guitarrista do Pantera, Dimebag Darrell, Phil Anselmo realizou um gesto de “Sieg Heil” – a saudação usada pelos nazistas – seguido de um grito de “white power” (“poder branco”), slogan de supremacia branca.
Na época, muitos nomes se posicionaram contra a atitude de Anselmo, que explicou o acontecido como uma piada interna sobre “vinho branco” e se recusou a pedir desculpas antes de, enfim, admitir o que fez e se retratar.
Não foi a única vez. Há registros de Anselmo fazendo o mesmo em um show na Coreia do Sul em 2001, além de uma série de discursos pregando supremacia branca em diferentes momentos da carreira.
Veja também:
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.